Taiwan acaba de trazer mudanças importantes com relação a imigração, que entraram em vigor no último dia 1º de janeiro de 2026. Essas mudanças são um verdadeiro avanço, já que fazia anos que a legislação de imigração não passava por atualizações.
No entanto, reformas muito importantes na Lei de Recrutamento e Emprego de Profissionais Estrangeiros em Taiwan estão aprimorando os mecanismos de entrada, emprego, residência e permanência de longo prazo para profissionais estrangeiros.
São alterações que basicamente trazem mais simplicidade para as atuais regras de permissão de trabalho, em especial para profissionais graduados e de alto nível, reduzindo vários requisitos importantes para a residência.
Imigração em Taiwan é simplificada
Após anos sem mudanças, a entrada em vigor da Lei de Talentos de Taiwan no último dia 1º de janeiro de 2026 promoveu uma das maiores modernizações da história recente em sua política migratória.
A legislação tornou os processos de entrada, trabalho, residência e permanência de longo prazo muito mais flexíveis, garantindo uma redução muito importante nas exigências que antes dificultavam a imigração de estrangeiros.
Uma das grandes mudanças da nova Lei de Talento é a facilitação do acesso ao mercado de trabalho. Por exemplo, o requisito de dois anos de experiência profissional, que era obrigatório até o final do ano passado, foi eliminado para graduados de universidades entre as 1.500 melhores do mundo.
Para quem se formou em uma das 200 melhores universidades do mundo, a simplificação foi ainda maior, onde, para esses profissionais, a solicitação de visto de trabalho é totalmente personalizada, descartando a exigência de um empregador patrocinador.
Com relação a residência permanente, o processo também mudou muito, ficando muito mais simples, com o tempo mínimo de residência de cinco anos caindo para três anos para os profissionais elegíveis.
Os procedimentos administrativos de imigração e trabalho também foram revisados e os estrangeiros que entram em Taiwan com isenção de visto ou como visto de visitantes agora podem solicitar diretamente o Certificado de Residência para Estrangeiros, descartando a etapa intermediária de visto de residente.
Agora, imigrar para Taiwan se tornou uma oportunidade real, já que tivemos a redução de etapas, menos burocracia, tempo de residência menor, assim como uma dependência muito menor de empregadores locais.






















