A enfermagem é uma profissão de extrema importância e segundo um relatório publicado em 2023 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros existe uma escassez mundial de profissionais na área que deve ser tratada como uma emergência de saúde pública global.
Um dos países que sente esse impacto é a Austrália, com isso o governo vem intensificando esforços para atrair a apoiar novos talentos no setor, segundo o governo o país deve apresentar um déficit de 123.000 enfermeiros até 2030.
Sendo assim, novas oportunidades inclusive para estrangeiros que querem se mudar para a Austrália no setor da enfermagem. Além disso, em diversas listas e rankings elaborados por diversos sites o país aparece entre os 10 melhores do mundo para enfermeiros.
Afinal, devido à escassez os enfermeiros encontra segurança na área, aliada a salários elevados, e caminhos que permitem o desenvolvimento e crescimento na carreira a longa prazo.
Vale mencionar que a especialização pode ser um ponto muito positivo, afinal algumas áreas possuem melhores salário e mais demanda de profissionais. Pensando nesse cenário vamos te contar as funções com mais demanda para estrangeiros na Austrália em 2026.
Oportunidades de emprego para enfermeiros na Austrália
Como vimos com base em dados e relatórios a demanda por enfermeiros é crescente no mundo e na Austrália. O envelhecimento da população e o aumento de doenças crônicas, mostram um cenário onde várias vagas de empregos devem surgir no setor.
As oportunidades estão presentes em diferentes ambientes do sistema de saúde australiano, como em hospitais públicos e privados que seguem contratando enfermeiros para áreas como emergência, terapia intensiva, setores cirúrgicos e pediatria.
Ao mesmo tempo, cresce a demanda em instituições voltadas ao cuidado de idosos, incluindo casas de repouso, vilas de aposentadoria e serviços de atendimento domiciliar. Além disso, centros de saúde comunitários também absorvem muitos profissionais, especialmente para atuar com vacinação, educação em saúde, acompanhamento de doenças crônicas e visitas às residências.
Já os centros de saúde mental e de apoio a pessoas com deficiência buscam enfermeiros com formação ou experiência específica nessas áreas, em paralelo, regiões rurais e remotas oferecem diversas vagas para atender comunidades com acesso limitado a serviços de saúde.
Dentro desse contexto, os enfermeiros especializados se destacam no mercado australiano, tendo maior estabilidade, melhores salários e acesso a cargos mais avançados. Com base nesse cenário a NextNation uma empresa de serviços de imigração e carreira internacional listou as áreas mais procuradas, confira:
Enfermeiro obstétrico: com média mensal de cerca de $ 9.000;
Enfermeiro educador: com média em torno de $ 7.200;
Enfermeiro de clínicas ambulatoriais: com aproximadamente $ 8.500;
Enfermeiro de atendimento domiciliar: com média de $ 7.230;
Enfermeiro de teleatendimento em saúde: com cerca de $ 7.300;
Enfermeiro especializado em saúde mental: com média de $ 8.500;
Enfermeiro registrado: com salário médio mensal de $ 7.230.
Leia +: As 10 áreas mais bem pagas da enfermagem nos Estados Unidos
Os requisitos para atuar como enfermeiro na Austrália
Para ser enfermeiro na Austrália, é preciso cumprir critérios que são definidos pelos órgãos reguladores do país, eles garantem que o profissional esteja alinhado com os padrões australianos de formação e na prática.
Com isso, esses requisitos envolvem formação acadêmica, registro profissional, comprovação de proficiência em inglês e outras exigências obrigatórias. Quando à formação, a qualificação mínima exigida é a graduação em enfermagem com duração de três anos.
Vale lembrar que ter um mestrado na área pode aumentar as chances de aceitação, mas não é obrigatório, o diploma deve ter sido obtido em uma universidade reconhecida. Já os profissionais que possuem apenas formação técnica em enfermagem podem precisar concluir um Certificado de Pós-Graduação em Enfermagem Avançada para se tornarem elegíveis ao registro como enfermeiros na Austrália.
O registro profissional é um dos passos mais importantes para enfermeiros formados no exterior, sendo obrigatório estar registrado na AHPRA, órgão responsável pela regulamentação da profissão no país.
Antes ou durante esse processo, o candidato precisa passar por uma avaliação de competências realizada pela ANMAC e essa avaliação inclui o modelo baseado em resultados, conhecido como OBA, que envolve um exame teórico NCLEX-RN e uma prova clínica prática do tipo OSCE, ambas realizadas na Austrália.
Além disso, outro critério fundamental é a proficiência em língua inglesa, o profissional precisa comprovar domínio do idioma conforme os padrões australianos, o que normalmente significa alcançar nota mínima 7 em cada uma das habilidades do IELTS.
Também são aceitos outros testes, como o OET e o PTE, além disso, o teste MET da Universidade de Michigan é válido para o visto australiano e pode ser considerado como comprovação de proficiência.
Além desses pontos, existem requisitos adicionais que são obrigatórios e não podem ser ignorados. Todos os candidatos passam por verificação de antecedentes criminais, precisam atender aos critérios de saúde exigidos pelo país e comprovar que estão física e profissionalmente aptos para exercer a enfermagem na Austrália.





















