Muitos brasileiros têm o sonho de ir para os Estados Unidos, muitos como turistas, somente para conhecer, enquanto outros desejam morar e construir uma nova vida com novas perspectivas.
No entanto, uma grande parcela das pessoas que sonham em conhecer os Estados Unidos acaba tendo essa vontade barrada na hora de obter o visto, que não é algo tão fácil como gostaríamos que fosse.
Embora saibamos que o visto pode ser negado, a verdade é que pouca gente conhece os motivos que podem fazer com que o governo norte-americano barre sua entrada e recuse o seu pedido de visto, e aqui vamos te contar quais são esses motivos.
Motivos para ter o visto dos EUA negado
O número de vistos negados varia muito de acordo com o tipo de visto, mas dados recentes do governo norte-americano mostram que milhões de pedidos são negados anualmente, especialmente para os vistos de visitante (B1 e B2) e de estudante (F1).
Segundo dados do Departamento de Estado dos EUA, em 2019, ao mesmo tempo, quase 9,2 milhões de pessoas solicitaram o visto de visitante B1/B2, e cerca de 30% dos solicitantes tiveram o pedido negado, ou seja, quase 2,8 milhões de pessoas.
No entanto, esses dados são de 2019. De lá para cá, presume-se que o número de pedidos tenha aumentado ainda mais, e consequentemente, o número de recusas também tenha aumentado significativamente.
Conforme expresso no artigo 214(b), todo solicitante de visto é um potencial imigrante, até provar o contrário. Em outras palavras, o candidato precisa convencer o oficial consular de que vai voltar para o país de origem após a viagem.
Normalmente, as pessoas têm o visto negado pelos seguintes motivos:
1. Falta de vínculos com o país de origem
Baixa renda, idade muito jovem, ser solteiro, sem filhos, sem bens, sem estabilidade, pouco tempo de trabalho.
2. Desempenho ruim durante a entrevista
Ter muitas contradições em suas respostas, nervosismo em excesso, respostas vagas e incoerentes com o formulário, falta de credibilidade.
3. Permanência longa ou repetida
Quando suas estadias são muito frequentes ou prolongadas, podem levar à suspeita de residência ou trabalho irregular nos Estados Unidos.
4. Mudança de status
Mesmo estando legal nos EUA, pode haver desconfiança de que a intenção inicial da sua estadia foi ocultada.
5. Problemas específicos em visto de estudante
Quando o estudante cria vínculo com uma instituição com pouco prestígio, faz um curso sem lógica profissional, tem idade elevada, baixa proficiência no inglês e histórico acadêmico fraco.
6. Pedido pendente ou negado no passado
Quando essa situação acontece, o governo entende que essa é uma prova direta de intenção imigratória.
7. Suspeita de fraude
Quando os documentos financeiros ou profissionais apresentados por você são considerados duvidosos.
8. Recusa anterior sem mudança de cenário
Solicitar um novo visto que já foi negado sem mudanças concretas no que te levou a ser negado costuma resultar em uma nova negativa.
9. Comportamento irregular nas redes sociais
Cada vez mais o governo norte-americano utiliza as redes sociais na análise do candidato, ou seja, um comportamento considerado irregular pode levar à recusa do pedido.
10. Recursos financeiros insuficientes
A falta de comprovação de recursos para custear viagem ou tratamento médico leva à recusa do pedido de visto.
11. Dependentes de estudantes
Frequentemente, os cônjuges e filhos têm visto negado por falta de vínculos próprios.
12. Intenção de ter o filho nos EUA
Normalmente, gestantes com visto B costumam ser recusadas por suspeita de “turismo de nascimento”.
13. Visita de parceiro romântico
Esse motivo é altamente associado ao risco de permanência definitiva ou de casamento.
14. Propriedade de imóveis
Sim, a compra de imóveis pode indicar intenção de viver nos EUA e consequentemente pode levar à recusa do visto.
15. Idade avançada
Pode acabar levantando a suspeita de dependência do sistema público ou de aposentadoria do governo norte-americano.
16. Histórico policial
Prisões repetidas, delitos menores, ou qualquer coisa presente na sua ficha criminal pesa negativamente.
É possível recorrer da recusa do visto?
Em alguns casos, é possível recorrer da recusa do visto apresentando uma notificação de apelação ao Conselho de Apelações de Imigração. Normalmente, o prazo para apresentar apelação é curto, e você precisa agir rapidamente para cumprir um prazo que pode ser de somente 30 dias.
Em seguida, será possível que você apresente seu recurso, tal como as provas que demonstrem que a recusa do visto foi um erro. Em outros casos, recorrer da recusa NÃO é uma opção.
No entanto, ainda que você tenha tido o visto recusado, será possível solicitar o mesmo mais tarde, e provavelmente você terá que pagar as taxas novamente. Por isso, é muito importante que sua solicitação esteja em ordem antes de tentar obter o visto.






















