Como muitos brasileiros bem sabem, o Brasil é um país isento de visto para os países da Europa. No entanto, ainda que não seja necessário o visto, agora em 2026 entrará em vigor a emissão de uma nova autorização eletrônica.
Essa nova autorização eletrônica se chama ETIAS (European Travel Information and Authorization System), uma autorização administrada pela União Europeia, onde os dados da sua candidatura serão verificados em vários sistemas de segurança, incluindo:
- SIS (Sistema de Informação Schengen): Rastreia documentos roubados e pessoas de interesse.
- VIS (Sistema de Informação de Vistos): Confirma o histórico e a consistência dos vistos.
- Bases de dados da Europol: Identificam criminosos e ameaças conhecidos.
- EES (Sistema de Entrada/Saída): Verifica os limites legais de estadias passadas e futuras.
Quem precisará solicitar o ETIAS?
Todos os brasileiros que hoje não precisam de visto para entrar na Europa para turismo ou negócio (por um prazo de até 90 dias dentro de 180 dias) estão isentos do visto, mas terão que obter o ETIAS antes de viajar.
Sendo assim, é importante explicar que o ETIAS não é um visto, mas sim um sistema de triagem pré-viagem que determina se você tem permissão para viajar para a Europa, mais especificamente para o Espaço Schengen para uma curta estadia (até 90 dias em qualquer período de 180 dias).
Quais países exigirão o ETIAS?
Em suma, todos os países europeus do Espaço Schengen exigirão que os viajantes emitam o ETIAS antes de viajarem, caso contrário poderão ser impedidos de adentrarem aos seus territórios.
O Espaço Schengen é uma zona que conta com 29 países europeus. Entre as nações desse espaço (e que exigirão o ETIAS) temos: Alemanha, França, Bélgica, Grécia, Espanha, Portugal, Suíça, Polônia, entre outros.
ETIAS já está sendo exigido para viajar?
Não! O ETIAS deverá entrar em operação no último trimestre de 2026, o que quer dizer que, por enquanto, você não precisará dessa autorização. A União Europeia anunciou que vai anunciar a data de lançamento com meses de antecedência para os viajantes poderem se preparar.
Confira o cronograma de implementação do ETIAS:
| Marco | Prazo previsto |
| Lançamento do EES | Meados de 2026 |
| ETIAS entra em operação | Final de 2026 |
| Período de carência | Ainda não foi anunciado um período de tolerância obrigatório, mas recomenda-se que os viajantes se preparem com antecedência. |
Como emitir o ETIAS?
Quando estiver funcionando, o ETIAS será emitido pela internet, através do site da União Europeia — travel-europe.europa.eu — sendo o único canal oficial para preenchimento do formulário. Lembrando que, por ser um formulário, será preciso ter alguns documentos em mãos.
A documentação necessária para solicitar o ETIAS não é nada complexa. Mas, obviamente, você precisará preparar seus documentos e informações corretas para concluir sua solicitação.
A lista de verificação incluirá:
- Passaporte: com validade de pelo menos três meses após a data prevista de saída da Europa.
- Endereço de e-mail: para receber notificações e sua autorização ETIAS.
- Método de pagamento: será permitido pagar a taxa de emissão do ETIAS de 20 euros com cartão de débito ou crédito.
Segundo informado pela União Europeia, quando estiver valendo, a recomendação é emitir a autorização com pelo menos quatro dias de antecedência de sua viagem.
O ETIAS terá validade de três anos, ou até o vencimento do passaporte. Logo, não será preciso emitir a autorização toda vez que visitar um país do Espaço Schengen.






















