Milhares de brasileiros tem o sonho de estudar fora do país, de acordo com uma pesquisa da Belta de 2025 existem mais de 302 brasileiros estudando no exterior.
No entanto, esse sonho parece mais distante para aqueles que tem menos condições financeiras, embora existam programas e bolsas que ajudem jovens a estudar fora o Brasil ainda, sim, não é acessível para todos.
Os custos para estudar fora acabam pesando no bolso, desde a emissão do passaporte e do visto até as mensalidades da faculdade ou curso escolhido, sem contar despesas essenciais como moradia e alimentação.
Por isso, se você tem esse objetivo e deseja ir para o exterior para retornar ao nosso país com um diploma de uma renomada faculdade estrangeira, vamos te apresentar alguns países que tem um custo mais acessível.
Vale mencionar que se o seu sonho é estudar fora do país é preciso ter alguns cuidados, como a empresa que vai te atender ser realmente confiável, por isso, sempre verifique o CNPJ, avaliações reais e desconfie de descontos fora do normal.
6. Alemanha
A Europa é o sonho de muitos brasileiros que desejam estudar no exterior e a Alemanha pode ser uma opção mais acessível, pois no país existem universidades públicas onde não são cobradas taxas de ensino em graduação e doutorado, no entanto, existem exceções como em Baden-Württemberg.
Na Alemanha, a graduação e o doutorado públicos são gratuitos, mas o mestrado para quem não estudou a graduação no país costuma custar cerca de 23 mil dólares por ano.
Além disso, é necessário considerar o custo de vida médio de 12 mil dólares anuais, variando conforme cidade e o estilo de vida.
5. México
Estudar no México pode ser uma excelente escolha, principalmente para quem deseja aprimorar o espanhol, além disso, é uma ótima opção pelo custo, cultura e qualidade acadêmica.
No País as mensalidades em organizações privadas podem custar em média 6.300 dólares por ano na capital, Cidade do México, que inclusive é uma das 100 melhores cidades do mundo para estudantes.
Os outros custos como moradia e alimentação custam cerca de 9.250 dólares por ano. No entanto, se você não optar pela capital esse custo pode ser ainda menor chegando a uma média de 6.500 dólares.
4. Polônia
Mais uma opção para quem deseja estudar na Europa, o país é conhecido por oferecer uma educação de alto nível, para quem sabe o idioma nativo é melhor ainda, pois isso dá a possibilidade de conseguir estudar de graça no país. Já quem não fala o idioma pode optar por programas em inglês quem tem um custo que varia de 2.500 a 3.500 dólares.
O atrativo da Polônia para estudantes também está no custo de vida mais acessível que de outros países do mundo, que pode chegar em uma média de 7.700 dólares por ano. Além disso, a capital polonesa Varsóvia, é classificada entre as 20 cidades
O custo de vida na Polônia também é bem interessante, girando em torno de 7.700 dólares por ano. O país é tão benéfico para estudantes que é considerado uma das cidades mais vantajosas para estudantes conforme o QS Best Student Cities, que avalia custo de vida, preço da moradia, transporte, alimentação e quanto o dinheiro do estudante rende.
Leia mais: Guia básico de como morar em outro país
3. Malásia
Se o seu sonho é estudar na Ásia a Malásia pode ser uma ótima e vantajosa opção sendo um dos países mais baratos do mundo para estudar, tudo isso devido ao custo de vida. Prova disso é que a capital Kuala Lumpur, ficou em primeiro lugar em acessibilidade no QS Best Student Cities de 2016.
Outro ponto positivo do país é que algumas universidades internacionais mantêm campus-filiais por lá, como a University of Nottingham (Reino Unido) e a Monash University (Austrália) que oferecem cursos totalmente em inglês.
Com isso é possível estudar no país com um custo de vida mais acessível e ter um diploma reconhecido internacionalmente gastando menos do que custaria no campus principal. Quem deseja morar na capital vai desembolsar com gastos básicos uma média de 3.350 dólares anuais.
2. Argentina
A Argentina é uma opção conhecida por muitos brasileiros, afinal frequentemente ouvimos falar de alguém que optou por ir estudar medicina no país, por exemplo.
Isso porque, por lá é possível estudar de graça em universidades publicas, ou com mensalidades que custam em média 5.100 dólares por ano em instituições privadas.
Outro ponto positivo, está relacionado ao custo de vida que embora tenha aumentado no último ano ainda é mais baixo que de outros países chegando a custa em torno de 5.200 dólares por ano.
1. Taiwan
Mais um país asiático e que possui um dos melhores custos benefícios para estudantes. Taiwan é considerada segura, moderna e organizada o que leva bastante estudantes ao país principalmente aqueles que desejam aprender ou aprimorar o mandarim em um país mais acessível e menos competitivo que a China, por exemplo.
Além disso, Taiwan é um país moderno, organizado e bastante procurado por quem quer aprender mandarim, mas em um ambiente mais acessível e menos competitivo do que a China continental.
Além disso, Taiwan oferece cerca de 120 cursos totalmente em inglês distribuídos por mais de 40 universidades. As mensalidades para graduação variam de 3.300 a 4.050 dólares por ano, já o custo de vida é considerado relativamente baixo, girando em torno de 3.000 dólares anuais.





















