Quando se pensa em intercâmbio, na maioria das vezes pensamos nos jovens que estão estudando, seja no ensino médio ou ingressando em uma universidade em um curso de graduação ou especialização.
No entanto, pouco se fala sobre intercâmbio para pessoas mais velhas, especialmente porque, para a maioria das pessoas, simplesmente não existe a possibilidade de fazer um intercâmbio.
Mas, a verdade é que a idade acaba sendo algo bem relativo, e muitas vezes é possível sim realizar o sonho de fazer um intercâmbio, mesmo que você não seja “tão mais jovem” como imagina.
Para te ajudar com essa informação, decidimos listar alguns dos melhores países para fazer isso em 2026. Isso mesmo, para que, quem sabe, com a chegada de um novo ano, você consiga realizar seu sonho.
Inglaterra
Sem dúvidas, a Inglaterra tem se destacado há muitos anos como o destino favorito de quem busca intercâmbio, especialmente por ter universidades de altíssimo nível como a Universidade de Oxford e o Imperial College London.
Mas, além disso, o país possibilita a imersão total na língua inglesa, tal como pela herança cultural, museus, teatros e uma vida noturna bem legal, especialmente na capital, Londres.
França
A França é outro destino bem escolhido, especialmente pela tradição e cultura acadêmica. Por exemplo, em Paris existem várias instituições renomadas, como, por exemplo, a Sorbonne e Sciences Po.
Canadá
O Canadá é uma ótima escolha para os brasileiros, tal como pela falta de mão de obra no país, assim como pelas ótimas universidades, um padrão de vida altíssimo, segurança, entre outros.
No Canadá, as oportunidades de intercâmbio variam muito de província para província, mas as cidades que mais chamam atenção são Toronto, Montreal e Vancouver, tanto pelas universidades quanto pelas oportunidades.
Itália
Se você é apaixonado por educação, história, arte e gastronomia, a Itália pode ser a melhor escolha a se fazer, especialmente em cidades como Roma, Veneza e Florença, que garantem aos intercambistas uma imersão total na era de Michelangelo, Da Vinci e tantos outros artistas.
Aprender a língua italiana no próprio país, com uma imersão total, é uma oportunidade incrível que você pode desfrutar, e que claramente a idade está longe de ser um fator relevante.
Austrália
Para quem quer um país de clima parecido com o do Brasil, só que com uma paisagem bem exótica, uma cultura incrível e educação de altíssimo nível, a Austrália pode ser o melhor destino.
O país tem várias oportunidades para estrangeiros, oferece uma imersão absurda na língua inglesa, sendo uma baita escolha para quem quer estudar o idioma ou cursar uma faculdade nas excelentes universidades das cidades de Sydney e Melbourne.





















