A Rússia acaba de anunciar uma categoria totalmente nova de visto para trabalhadores qualificados, que concede a estrangeiros, bem como às suas famílias, o direito de viver e trabalhar legalmente no país por até três anos.
Segundo autoridades do governo russo, a medida tem como principal objetivo atrair talentos globais, sem as barreiras de entrada tão comuns em diferentes países do globo.
A nova autorização está prevista para ser lançada agora em 2026, e vai permitir que trabalhadores aprovados permaneçam na Rússia por um período prolongado, sob um regime simplificado que inclui isenção de cotas de imigração, bem como exames de proficiência em russo.
O que a nova rota oferece
A nova rota oferece para estrangeiros um documento de residência válido por três anos, garantindo uma alternativa aos vistos de curta duração que acabam exigindo renovações anuais vinculadas a sistemas de cotas.
Para essa nova modalidade de visto, não haverá cotas de imigração, algo que acaba eliminando a necessidade de competir por um número bem limitado de vagas a cada ano.
Outra vantagem é que a nova rota não exigirá a aprovação em exames de língua russa, direito ou história, que era algo que normalmente fazia parte dos pedidos de residência de longa duração.
Além disso, o visto será estendido aos membros da família (cônjuge e filhos), permitindo que as famílias possam se planejar com relação à escolaridade, residência e trabalho ao longo de três anos.
Para as autoridades locais, o novo modelo beneficiará o país, tornando a Rússia uma opção extremamente competitiva na atração de mão de obra qualificada, especialmente em comparação com outros países que já oferecem opções simplificadas.
As autoridades russas descrevem que o visto deve ser destinado a profissionais que trabalham nas seguintes áreas:
– Áreas científicas
– Funções econômicas
– Cargos industriais (indústria pesada e leve)
– Instituições de ensino (universidades, pesquisa)
– Setores culturais
– Outras áreas-chave consideradas prioritárias para o desenvolvimento da Rússia.






















