O processo de obtenção da Autorização de Residência Permanente (IRL, na sigla em inglês) será agilizado no Reino Unido. Isso para as pessoas que figuram como pessoas de alto rendimento.
Conforme propostas apresentadas pela Secretária do Interior, Shabana Mahamood, pessoas com alto rendimento poderão obter a IRL (Indefinite Leave to Remain) após três anos.
A proposta apresentada pela Secretária do Interior é o ponto central de uma reforma migratória mais ampla, da qual o governo considera a “maior revisão da imigração legal em 50 anos”.
Neste momento, o plano está em fase de consulta pública e criará um caminho muito mais rápido para quem deseja conquistar a residência permanente no Reino Unido.
Quem tiver visto e ganhar pelo menos £125.000 por ano, pagando seus impostos no Reino Unido, poderá solicitar a residência permanente após um período de três anos, bem menos do que os cinco anos exigidos atualmente, é extremamente mais rápido que os 10 anos, que o governo quer estabelecer como regra geral para a maioria.
Sistema gradual para quem ganha menos de £125.000
Ao mesmo tempo que traz essa novidade, o governo também planeja criar um sistema gradualmente reduzido para pessoas que ganham menos de £125.000, mais ou menos entre £50.000 e £100.000 por ano.
A ideia é que essas pessoas também possam conseguir a residência permanente num tempo muito mais rápido do que os 10 anos que serão o padrão, mas não tão rápido quanto os três anos do grupo de renda mais alta.
No momento, os valores exatos, assim como o tempo final de espera, estão aguardando a consulta pública para que possam ser finalmente definidos pelo governo.
Segundo informações do Ministério do Interior, cerca de 1,3 milhão a 2,2 milhão de pessoas teriam se tornado elegíveis para a Residência Permanente até 2030, conforme as atuais regras do Reino Unido.
No entanto, segundo os ministros, a ideia é desacelerar esse avanço para as categorias profissionais com salários menores, ao mesmo tempo acelerar para as pessoas que têm maiores rendimentos e para alguns inovadores selecionados.
Por fim, as autoridades informaram que utilizarão o período de consulta pública para definir todos os requisitos de comprovação de renda para os três anos, assim como estabelecer as regras de transição para pessoas que já estão no Reino Unido sem autorização de residência permanente.






















