Enquanto no Brasil estamos cada vez mais habituados ao PIX, que inclusive completou 5 anos e se tornou referência mundial em pagamentos instantâneos, outros países usam métodos diferentes de realizar seus pagamentos.
Enquanto alguns meios são conhecidos e usados globalmente como o cartão de crédito, outros acabam se popularizando e se tornando comuns em seus países como é o PIX para nós brasileiros.
Sendo assim, com base em informações como do relatório da Worldpay (2025) vamos descobrir quais são os métodos de pagamentos mais usados no mundo atualmente, o relatório também traz uma projeção dos meios de pagamentos que devem se manter entre os mais populares do mundo em 2025.
Além disso, a Adyen uma empresa global de tecnologia financeira revelou quais são os métodos de pagamentos online mais usados em diversos continentes no mundo todo, vamos descobrir também quais são eles.
Meios de pagamentos mais usados no mundo
Como mencionamos o relatório de Worldpay (2025) apontou quais são os meios de pagamentos mais usados globalmente, além de apontar projeções até 2030.
Para chegar ao resultado foram separados os pagamentos feitos em lojas físicas e e-commerce, embora os três métodos mais populares sejam os mesmos nos dois ambientes, há diferenças importantes nos demais.
Como, por exemplo, o dinheiro em espécie, que ainda possui força quando falamos nas compras feitas presencialmente, representando 15% das transações feitas em espaços físicos, no entanto, no meio digital ele corresponde apenas a 2%. Sabendo disso, confira os métodos de pagamentos mais usados no mundo a seguir.
Carteiras digitais
As carteiras digitais são os aplicativos como Apple Pay e Google Play que armazenam seus dados de pagamento e permitem pagar com um toque ou aproximação, sem precisar digitar número de cartão. Esse é o método de pagamento que mais tem crescido em todo o mundo. Sobre este método o Global Payments Report 2025 apontou:
2024: 53% das vendas online 2030
Previsão até 2030: deve representar 65%.
Cartão de crédito
É conhecido globalmente e um dos métodos mais usados tanto para compras a vista quanto para parcelamentos o relatório apontou que esse meio tende a perder espaço para carteiras digitais.
2024: representou dos pagamentos 20%
Previsão até 2030: deve representar 13%
Cartões de débito e pré-pagos
No débito o valor sai imediatamente da conta do cliente, já no pré-pago a pessoa carrega saldo antes de usar. São métodos simples e úteis para quem prefere pagar somente com o que já tem A tendência é de queda conforme surgem opções mais práticas.
2024: representou dos pagamentos 12%
Previsão até 2030: deve representar 7%
A2A (Account-to-Account / Conta a Conta)
O método A2A se refere aos pagamentos feitos diretamente entre contas bancárias, sem cartão intermediário. Podemos usar como exemplos o Pix no Brasil e o iDEAL na Holanda. Geralmente são instantâneos, baratos e muito seguros, sendo um dos meio que mais devem crescer até 2030.
2024: representou dos pagamentos 7%
Previsão até 2030: deve representar 9%
BNPL (Buy Now, Pay Later / Compre agora, pague depois)
O BNPL é a forma moderna de parcelamento, oferecendo pagamentos divididos geralmente sem juros, como exemplo podemos citar o Klarna e o Afterpay. É um meio mais popular entre jovens e em compras de médio valor, a projeção da Global Payments Report 2025 é que o crescimento permaneça estável até 2030.
2024: representou dos pagamentos 5%
Previsão até 2030: deve representar 5%
Dinheiro em espécie
É o meio mais conhecido globalmente, que é o pagamento feito com notas e moedas, embora ainda seja usado no presencial ele praticamente desaparece nas compras online. A tendência é que os pagamentos em espécie diminuam cada vez mais.
2024: representou dos pagamentos 2%
Previsão até 2030: deve representar 1%
Leia +: Quanto se ganha pelo mundo? O valor do salário mínimo pago em diversos países
Métodos mais usados em diversos continentes do mundo
Agora, vamos descobrir quais são os métodos de pagamentos mais usados online ao redor do globo, conforme as informações da Adyen que é uma empresa global de tecnologia financeira, confira.
Ásia
A Ásia é um conteúdo muito populoso mais com de 4,5 bilhões de pessoas, para se ter uma ideia, dez dos países mais populosos do mundo estão lá. A área lidera tendencias de e-commerce meios de pagamentos por smartphone. Os meios mais usados por lá são:
Alipay
É o serviço de pagamento móvel mais usado na China. Sua carteira digital permite que consumidores paguem diretamente pelo celular por meio do aplicativo Alipay Wallet.
WeChat Pay
Outro método indispensável para quem deseja alcançar compradores chineses. Ele funciona dentro do superapp WeChat, que combina rede social, mensagens e pagamentos em um só lugar.
Afterpay (Clearpay)
É um sistema de compre agora, pague depois que permite dividir compras em quatro parcelas sem juros. Também em popular em outros continentes em países como Austrália e na Nova Zelândia.
GrabPay
Ajuda países altamente dependentes de dinheiro físico a migrarem para pagamentos digitais. Ele é integrado ao superapp Grab, muito usado no Sudeste Asiático, especialmente em Singapura e na Malásia.
UnionPay
A UnionPay é a maior rede de cartões do mundo, com mais de 7 bilhões de cartões emitidos. É amplamente aceita na China e em vários países asiáticos.
Europa
Agora vamos para continente europeu, que concentra uma enorme variedade de meios de pagamentos, sendo que alguns funcionam em vários países, enquanto outros são totalmente locais. como o Cartes Bancaires na França e o iDEAL na Holanda.
Klarna
Fundada em 2005, a Klarna é hoje uma das maiores empresas de BNPL do mundo. É bastante usada na Suécia, Espanha e Bélgica.
Bancontact
É o principal método de pagamento da Bélgica. Existem cerca de 15 milhões de cartões Bancontact em circulação, conectados a 20 bancos do país.
BLIK
Um sistema de pagamento móvel integrado aos aplicativos dos bancos poloneses. Todos os grandes bancos do país oferecem suporte.
Twint
Na Suíça, o Twint é a carteira digital mais usada, com mais de 4 milhões de usuários, especialmente entre os jovens de 16 a 34 anos.
Trustly
Permite pagamentos diretos via banco em vários países, com força especial nos países nórdicos, no Reino Unido e nos Bálticos.
América Latina
A América Latina vive uma forte migração dos pagamentos em dinheiro para meios eletrônicos. Nosso país o Brasil é o maior mercado de e-commerce da região, responsável por mais de 30% das vendas online, seguido pelo México.
Pix
O Pix é o sistema de transferência instantânea do Banco Central do Brasil. Conectado a mais de 800 instituições, já conta com cerca de 140 milhões de usuários.
Elo
A Elo é uma bandeira brasileira de débito, crédito e pré-pago. É a terceira maior rede de cartões do país, atrás apenas de Visa e Mastercard.
Boleto Bancário
O Boleto é um método de pagamento muito popular no Brasil e representa cerca de 15% das compras online. Ele também é a única opção para os 17% de brasileiros que não possuem conta bancária.
OXXO
No México, o OXXO é o principal método alternativo de pagamento e é baseado em vouchers pagos nas lojas da rede, é fundamental em uma região onde muitas pessoas não têm cartão ou conta bancária.
Oriente Médio
Na região do Oriente Médio, os pagamentos por cartão dominam o mercado, especialmente bandeiras como Mastercard e Visa.
BENEFIT
É a principal rede de débito do Bahrein e todos os cartões são emitidos em conjunto com bandeiras internacionais.
KNET
O Kuwait utiliza o KNET como sua rede oficial de débito, assim como no Bahrein, seus cartões também são co-branded com redes globais.
América do Norte
Diversos métodos de pagamento amplamente aceitos globalmente são muito populares na América do Norte e por l[a cartões continuam liderando, mas carteiras digitais, BNPL e pagamentos via conta bancária vêm ganhando força.
Discover
A Discover possui mais de 70 milhões de usuários nos EUA e oferece principalmente produtos de crédito voltados ao consumidor comum. A rede possui altas taxas de aprovação entre os maiores varejistas do país.
Apple Pay
É a carteira digital mais usada nos Estados Unidos, conhecida pela segurança do sistema de tokenização e autenticação por Face ID ou Touch ID.
PayPal
Com mais de 300 milhões de usuários ativos no mundo, o PayPal é uma das carteiras digitais mais antigas e confiáveis, muito usada nos EUA e relevante globalmente.
Cash App Pay
Conta com mais de 50 milhões de usuários nos EUA. Ele oferece pagamentos rápidos, simples e com altas taxas de autorização.






















