Quando pensamos e buscamos maneiras de se mudar para o exterior, um dos maiores desafios encontrados é conquistar um visto de trabalho, para ficar legal e encontrar boas oportunidades de emprego.
No entanto, quanto mais pesquisamos, mais parece que conseguir o visto de trabalho é mais difícil, certo? Talvez! Isso porque, as regras para emissão de visto variam totalmente de país para país.
Existem aqueles que possuem regras bem rígidas para a obtenção do visto, enquanto outros tem regras um pouco mais maleáveis, que torna até um pouco mais fácil (ou menos difícil, como preferir), obter o visto de trabalho em 2026.
Países mais fáceis para obter o visto de trabalho
Para quem busca encontrar um país que tenha boas oportunidades, seguro e com melhor qualidade de vida, separamos os países em franco desenvolvimento que possuem o processo de obtenção de visto muito mais fácil que os demais, e explicamos por que é um processo mais fácil.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um dos países mais fáceis para conseguir o visto de trabalho. O país possui o programa Working Holiday Visa (visto de férias-trabalho para brasileiros) destinado aos brasileiros, onde são oferecidas cerca de 300 vagas por ano para brasileiros entre 18 e 30 anos.
Esse visto permite que os brasileiros possam passar até um ano na Nova Zelândia, podendo turistar, trabalhar legalmente e ainda estudar (normalmente trabalho temporário e estudo como complemento da estadia).
Austrália
A Austrália é outro país que facilita a vida dos brasileiros. Desde julho de 2022, existe um acordo bilateral que colocou o Brasil no programa Work and Holiday Visa que é parecido com o esquema da Nova Zelândia.
No caso, são oferecidas cerca de 500 vagas por ano, para brasileiros com idade entre 18 e 30 anos, que podem passar um ano no país, podendo realizar trabalho temporário e férias.
Holanda
Se você é uma pessoa com uma grande ideia para um produto ou mesmo negócio, esse pode ser o seu país. Isso porque a Holanda oferece residência de um ano para estrangeiros que desejam abrir um negócio.
Após o período de 12 meses, os empreendedores podem pedir uma autorização de trabalho autônomo. Sendo uma excelente opção para quem deseja empreender em outro país e quer evitar inúmeras burocracias.
Camboja
Talvez o destino menos considerado nessa lista seja o Camboja, mas, sem dúvidas, é um dos países mais fáceis para conseguir o visto de trabalho, e um dos melhores. O popular visto de negócios é facilmente renovável e você estará vivendo e trabalhando em um paraíso cercado por outros expatriados.
Alemanha
Desde junho de 2024, a Alemanha mudou o visto de procura de emprego para um novo sistema chamado Chancekarte. Este Chancekarte permite que estrangeiros de fora da União Europeia entrem no país mesmo sem contrato de trabalho, com o objetivo de procurar emprego que seja compatível com sua formação.
O estrangeiro, que inclui o brasileiro, pode ficar até 12 meses no país enquanto busca um emprego, e durante esse período é possível fazer “work trials” (período de experiência), ou mesmo trabalhar em regime de meio período, ajudando muito na adaptação, busca de emprego e de se manter no país.
Para conseguir o Chancekarte normalmente é exigido um diploma universitário válido, ou uma formação profissional de pelo menos dois anos, que precisa ser reconhecida aqui no Brasil, além de claro, ter certa fluência no alemão ou inglês e comprovar meios de se sustentar durante sua estadia no país.
Canadá
O Canadá é outro excelente país para estrangeiros. Primeiro pela grande oferta de emprego para estrangeiros. Segundo, porque um visto de trabalho temporário é bem fácil de conseguir no país, e os requisitos são poucos e os vistos relativamente mais acessíveis que em outros países.
República Tcheca
A República Tcheca oferece várias oportunidades de emprego para estrangeiros, especialmente na popular cidade de Praga. A melhor maneira de obter o visto de trabalho é garantir um emprego antes de entrar no país. Mas, também é permitido entrar com visto de turista e encontrar um trabalho depois.






















