Para muitos brasileiros, um dos destinos mais escolhidos para se mudar é Portugal. Isso porque é um país com uma cultura semelhante, é um país onde se ganha em euros, e também pela facilidade do idioma.
De acordo com dados do EUROSTAT, algo próximo de 50 mil vagas de trabalho foram registradas em Portugal nos últimos meses, com várias empresas tendo dificuldades para encontrar profissionais.
Entre as áreas, os principais destaques estão nos setores de tecnologia, saúde, energias renováveis e agricultura. Isso quer dizer que, dependendo da área em que você queira atuar, existem boas oportunidades de trabalho, das quais, pela necessidade de profissionais, conseguir um visto de trabalho pode ser até mais fácil.
Profissões mais buscadas
Para simplificar o desejo de conseguir um visto de trabalho no país, o governo de Portugal lançou em 2023 um programa conhecido como “Trabalhar em Portugal” que serve como apoio para estrangeiros conseguirem os documentos para darem entrada de permanência no país e oferecer trabalho.
Um dos motivos para isso é que Portugal é um país que tem dependência de trabalhadores estrangeiros. Além disso, quase 25% da população do país tem mais de 65 anos e já não é mais força de trabalho disponível, o que aumenta a necessidade.
Logo, para você, brasileiro que sonha em trabalhar em Portugal, algumas das principais áreas disponíveis são:
Tecnologia da Informação
Desenvolvedores de software, engenheiros de TI e analistas de dados são profissionais muito cobiçados em Portugal. Em média, o país tem um salário médio de quase 52 mil euros por ano para um desenvolvedor de software.
Hospitalidade
Um dos setores que necessita frequentemente de trabalhadores estrangeiros é o de turismo e hospitalidade, especialmente para ocupações em bares, cafés, restaurantes, hotéis, entre outros.
Atualmente, o salário de recepcionistas em Portugal gira em torno de 20 mil euros por ano. Já um cozinheiro tem um salário médio anual de quase 30 mil euros. Sendo ocupações que costumam demandar muitos profissionais estrangeiros.
Energia renovável
Profissionais que possuem experiência com manutenção, instalação e desenvolvimento na área costumam se dar bem em Portugal. Um exemplo é um instalador de sistema de painel solar, que por lá tem um salário médio na casa dos 30 mil euros anuais.
Saúde
Assim como em vários países da Europa, o setor de saúde está necessitando de trabalhadores, abrindo espaço para estrangeiros. Por lá, médicos e enfermeiros possuem uma alta demanda.
Um médico, dependendo de sua especialização, pode ter um salário que supera os 90 mil euros por ano. Enquanto isso, profissionais da enfermagem possuem um salário anual médio de 32 mil euros.
Construção
Outra área que utiliza muita mão de obra estrangeira é a de construção. Profissionais eletricistas qualificados encanadores encontram muitas oportunidades. Um encanador tira em média 30 mil euros por ano, enquanto um eletricista 32 mil euros.






















