Trabalhar no exterior, tendo a chance de ter mais qualidade de vida, ter uma maior valorização e, consequentemente, conhecer uma nova cultura, é o sonho de cada vez mais brasileiros.
No entanto, para quem quer se mudar para o exterior, as melhores oportunidades de emprego, valorização, entre outros, estarão ligadas ao fato de você ter um visto de trabalho autorizado pelo país.
Afinal de contas, viver ilegalmente em um país acaba sendo um grande desafio, especialmente porque você acaba não tendo nenhum direito, e consequentemente se torna uma mão de obra subvalorizada no estrangeiro.
O que é o visto de trabalho e como conseguir um?
O visto de trabalho nada mais é do que uma autorização oficial de um país para que você, que está chegando do estrangeiro, possa exercer uma atividade profissional ou comercial dentro de suas fronteiras.
Isso muda completamente seu status de visitante para participante reconhecido na economia local, e em vários casos pode acabar abrindo o caminho para conseguir uma residência permanente ou até mesmo a cidadania, e ter a maioria dos direitos de um cidadão local.
Conseguir um visto de trabalho no exterior depende das regras de cada país. Afinal, cada país possui suas próprias normas e regras para emitir uma autorização legal de trabalho para um cidadão do exterior.
Embora varie de país para país, meio que existe um padrão geral, onde a regra mais comum é encontrar uma oferta de emprego formal de uma empresa no país de destino.
Na maioria dos casos, por saber que você é estrangeiro, o próprio empregador é quem inicia o processo de autorização de trabalho, emitindo os documentos que comprovam que você foi contratado, tal como que você atende aos requisitos da vaga.
Outro padrão muito comum e importante é a comprovação de qualificação profissional. Isso pode incluir algum diploma, experiência comprovada, cursos técnicos ou mesmo certificações exigidas para aquela função.
Além disso, na maioria dos casos, o país de destino costuma exigir provas de meios financeiros básicos, seguro saúde, passaporte válido e antecedentes criminais totalmente limpos.
Países mais fáceis para conseguir o visto de trabalho em 2026
A seguir, vamos conhecer os países que têm adotado medidas de imigração mais simplificadas, especialmente pela alta demanda de mão de obra estrangeira, e quais são os requisitos para quem busca imigrar em 2026.
1. Alemanha
A Alemanha atualmente oferece um dos vistos de trabalho mais fáceis de toda a Europa, especialmente pela alta demanda de mão de obra qualificada e por sua Lei de Imigração Qualificada.
A legislação em questão valoriza muito a experiência comprovada e formação profissional, além de diplomas universitários tradicionais. O país oferece até mesmo um visto para que você passe até um ano na Alemanha procurando emprego.
Opções de visto de trabalho:
- Cartão Azul da União Europeia
- Cartão de Oportunidade (chancenkarte)
- Visto de Especialista em TI
2. Canadá
O Canadá é um país muito amigável com a mão de obra estrangeira, sendo um dos países mais fáceis para trabalhar. Mas, a estratégia do Canadá mudou, onde deixou de buscar pessoas com habilidades gerais e passou a focar em pessoas que se encaixam em categorias específicas.
Opções de visto de trabalho:
- Sistema de Entrada Expressa
- Programa de Nomeação Provincial (PNP)
- Seleção por categoria (onde o governo seleciona candidatos em áreas com alta demanda e pouca mão de obra)
3. Austrália
O sistema de imigração da Austrália passou por várias mudanças ao longo de 2025, onde está deixando de criar trabalhadores “permanentemente temporários” para construir caminhos mais claros e estáveis para garantir a residência de trabalhadores qualificados.
Opções de visto de trabalho:
- Visto Skills in Demand (Via de Habilidades Especializadas)
- Via de Competências Essenciais (destinada a outros profissionais e exige um emprego na nova Lista de Ocupações de Competências Essenciais)
- Vistos de Migração Qualificada Geral
4. Nova Zelândia
A fim de facilitar que as empresas locais contratem mão de obra qualificada estrangeira, a Nova Zelândia está alterando suas regras de visto, tanto no decorrer de 2025, como deve haver mudanças em 2026.
Opções de visto de trabalho:
- Visto de Trabalho para Empregador Credenciado (a rígida regra de salário mediano para estrangeiros foi abolida, uma excelente notícia)
- Lista Verde (onde o país identifica as profissões mais necessárias e facilita a emissão do visto)
5. Emirados Árabes Unidos
Um destino que tem se tornado cada vez mais importante para talentos globais são os Emirados Árabes Unidos, com inúmeras oportunidades de trabalho. O maior benefício financeiro é a política de imposto de renda pessoal zero, ou seja, tudo que você ganha fica para você e nada para o estado.
Opções de visto de trabalho:
- Visto de Trabalho Padrão
- Visto Dourado (concede residência sem a necessidade do patrocínio do empregador)
6. Holanda
Durante anos, a Holanda foi considerada um dos países mais fáceis para imigrar e trabalhar. Isso especialmente pelo fato de o governo holandês estabelecer parcerias com empresas de confiança e, por isso, reduzir entraves burocráticos para trabalhadores qualificados.
Opções de visto de trabalho:
- Programa de Migração para Profissionais Altamente Qualificados (principal via do país e exige um empregador patrocinador reconhecido).




















