Você acha a jornada de trabalho média do Brasil de 40 horas por semana exaustiva? Acha que deveria ser reduzida, possuí um tempo adequado ou é excessiva? A resposta pode variar de pessoa para pessoa.
Embora as opiniões possam divergir, a verdade é que, se as pessoas pudessem trabalhar em uma escala de trabalho menor, seria quase unânime que as pessoas escolheriam trabalhar menos e receber o mesmo salário.
Ainda que a realidade no Brasil seja de 40 horas por semana e existam países com jornadas de trabalho iguais ou superiores às nossas, existem países com uma jornada de trabalho muito menor.
Países que menos trabalham no mundo
Para descobrir os países que menos trabalham no mundo, vamos utilizar dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico que mostram a quantidade de horas trabalhadas por semana em diferentes países.
Os dados apresentados incluem 35 dos 38 países que atualmente são membros da OCDE. Isso porque não havia dados relacionados à jornada de trabalho semanal do Japão, Coreia do Sul e Canadá.
Segundo os dados apresentados, a Holanda é o país com a semana de trabalho habitual mais curta entre todos os membros da OCDE, onde o trabalhador tem uma jornada média de trabalho de 29,5 horas por semana.
O segundo país com a menor jornada de trabalho é a Dinamarca, onde os trabalhadores do país trabalham em média 32,5 horas por semana. Em seguida, temos a Noruega com 33,6 horas, Suíça com 34,6 horas e Áustria, Itália e Bélgica empatadas com uma jornada de 35,5 horas por semana.
Um fato curioso sobre os dados apresentados é que o país com a jornada mais longa na OCDE é a Colômbia, nosso vizinho, cuja jornada de trabalho habitual gira em torno de 47,6 horas por semana.
Em seguida, a Turquia tem uma jornada de 45,6 horas por semana e o México, com 44,7 horas de trabalho por semana. Todos esses países têm uma jornada bem superior às 40 horas do Brasil.
Trabalho efetivo ao longo do ano
Um fato curioso sobre os resultados dos dados apresentados pela OCDE é que os valores mudam quando analisamos o número de horas efetivamente trabalhadas ao longo de todo o ano e não somente a jornada semanal.
Segundo os números apresentados, os alemães são os que menos trabalham no mundo, com uma jornada de 1.332 horas por ano, correspondendo em um cálculo direto a uma jornada de trabalho média de somente 25,6 horas por semana.
Medindo com base nos dados anuais, os dinamarqueses são os que possuem a segunda menor jornada de trabalho anual do mundo, enquanto isso, os britânicos possuem a terceira menor jornada de trabalho anual dos membros da OCDE.
Um fato curioso é que a jornada de trabalho tende a ser menor quando comparada a países emergentes e países com situação de maior pobreza, deixando claro que a economia do país influencia diretamente na jornada de trabalho.





















