O mercado de trabalho na Alemanha está em constante expansão, e uma das áreas com várias oportunidades de emprego é a área de Tecnologia e Informação, especialmente por grandes marcas e empresas de tecnologia que existem por lá.
A Alemanha é conhecida por sua força tecnológica e engenharia mundialmente, onde a inovação, precisão e a busca por excelência são prioridades em um país com várias marcas poderosas como Siemens e Bosch.
Nos últimos anos, o país tem se consolidado como um polo global para profissionais de TI, graças à transformação digital acelerada e automação industrial que molda a economia.
Consequentemente, a Alemanha é um país que sofre com grande escassez de mão de obra, agravada nas últimas décadas pelas baixas taxas de natalidade, assim como pelo envelhecimento populacional.
Essa expansão da área de TI no país, atrelada à escassez de mão de obra, acaba abrindo oportunidades de emprego para profissionais de todo o planeta, e brasileiros da área também podem se beneficiar muito com isso!
Principais carreira em demanda na área de TI para 2026
Na Alemanha, o setor de TI é altamente diversificado e está em rápida expansão. Algumas das funções mais requisitadas, onde estrangeiros podem encontrar as melhores oportunidades de emprego, incluem:
– Desenvolvedor de Software
– Administrador de banco de dados
– Desenvolvedor Web
– Especialista em Segurança Cibernética
– Analista de Segurança da Informação
– Cientista de Dados
– Especialista em IA
– Designer de UX/UI
Todas essas funções também estão vinculadas à Lista de Ocupações em Falta na Alemanha, o que destaca as áreas em que o país está enfrentando uma profunda escassez de mão de obra qualificada.
Profissões de TI que estão na Lista de Profissões em Falta na Alemanha:
- 251 – Desenvolvedores e Analistas de Software e Aplicativos
- 2511 Analistas de Sistemas
- 2512 Desenvolvedores de Software
- 2513 Desenvolvedores Web e Multimídia
- 2514 Programadores de Aplicativos
- 252 – Profissionais de Banco de Dados e Redes
- 2521 Designers e Administradores de Banco de Dados
- 2522 Administradores de Sistemas
- 2523 Profissionais de Rede
Os salários na área de TI podem variar conforme a experiência profissional, empresa e localização. Normalmente, os grandes centros como Berlim, Munique e Frankfurt oferecem as maiores faixas salariais.
No entanto, as médias salariais variam de 56 mil euros anuais para analistas de segurança da informação a 90 mil euros para especialistas em segurança cibernética. Mas também é comum encontrar oportunidades acima dos 90 mil euros por ano.
Sites para procurar vagas de emprego de TI na Alemanha
Se você é brasileiro, mora no Brasil e quer encontrar uma oportunidade de trabalho na Alemanha, podemos dar algumas dicas. A primeira delas é que não é preciso dominar o alemão para isso, mas ao menos a fluência em inglês é fundamental.
Além disso, é muito importante que você formate seu currículo com base no modelo de currículo utilizado na Alemanha e em outros países da Europa. Por fim, existem vários sites para procurar emprego na área de TI na Alemanha, sendo alguns deles:
- LinkedIn – Principal rede social global de networking profissional e candidaturas para oportunidades de trabalho.
- XING – Plataforma alemã de networking profissional semelhante ao LinkedIn.
- StepStone – Uma plataforma popular de anúncios de emprego nas áreas de engenharia e TI.
- Bundesagentur für Arbeit – Portal oficial da agência de empregos da Alemanha.
- Berlin Startup Jobs – Para profissionais que procuram oportunidades dentro do ecossistema de startups do país.
- Europe Language Jobs – Plataforma ideal para profissionais multilíngues.
- Stack Overflow Jobs – Plataforma super legal para desenvolvedores e engenheiros de software.






















