Muitos brasileiros têm o sonho de conhecer os Estados Unidos. No entanto, o país norte-americano é conhecido por suas rígidas leis que só permitem os brasileiros acessarem o país com um visto em mãos.
Para quem está em processo de tirar o visto, um dos momentos mais importantes, se não o mais importante, é o da entrevista. Afinal de contas, é ali que você terá seu visto aceito ou negado.
É uma entrevista curta, que leva poucos minutos, cujos resultados podem afetar seus sonhos de turistar o país, de estudar, trabalhar, ou mesmo os planos de seus familiares por muitos anos.
A regra mais importante para sua proteção é: seja honesto e nunca minta. Uma resposta errada pode não somente te levar a ter o visto recusado, como também à proibição de obter um visto americano por falsa declaração (banimento de 5 anos ou vitalício).
Para te ajudar a enfrentar esse momento importante, criamos um guia para te ajudar durante o processo de sua entrevista de visto, que exige total honestidade da sua parte, do qual você jamais deve mentir ou chutar a resposta.
O que NÃO DIZER na entrevista do visto americano
A entrevista do visto americano é feita em pouquíssimos minutos, e poucos minutos que, quando você está despreparado, podem significar a recusa do seu sonho. Então siga essas dicas e reduza os riscos de ter seu visto negado.
1. Um mês antes: revise sua história e seu DS-160
Cerca de 30 dias antes da entrevista, revise com muita calma todo o seu histórico de viagens, recusas, mudanças de status de emprego, além de conferir absolutamente todos os detalhes do seu DS-160.
Isso evita que você cometa contradições na entrevista e impede que você acabe cometendo o pior erro possível: mentir, ou “chutar” as informações. Mesmo que alguém tenha preenchido seu formulário, você é quem continua responsável por cada resposta.
Se encontrar algum erro, seja honesto e informe com naturalidade que percebeu um erro e diga ao entrevistador qual é o dado correto. O agente prefere uma correção honesta do que uma justificativa sem pé nem cabeça.
2. Duas semanas antes: organize documentos e saiba explicar sua situação
Se você já teve alguma recusa de visto, se tem algum processo ou qualquer outra questão, reúna todos os documentos oficiais que comprovem o desfecho do caso.
Nunca tende esconder nada, especialmente porque isso costuma ser descoberto e sua mentira pode te levar a te impedir de pedir um visto ou mesmo de ser banido.
Também é muito importante que você saiba explicar em frases simples quem é você, o que você faz, com o que trabalha, onde estuda, qual o seu objetivo com a viagem.
3. Uma semana antes: treine respostas curtas e consistentes
As entrevistas para o visto costumam ser rápidas, logo, é muito importante que você pratique respostas objetivas de uma ou duas frases para perguntas comuns, como, por exemplo:
- Qual motivo da viagem
Quem está pagando - Onde você vai ficar
- Quando retorna
Evite introduções longas ou explicações com mais emoções. Caso você realmente não saiba de algum detalhe específico, é muito melhor admitir com calma do que arriscar um palpite, como chutar datas ou trazer informações que podem ser divergentes e parecer mentira, mesmo que sem intenção.
4. No dia da entrevista, mantenha sua naturalidade e foco
Já no dia da entrevista, durante a espera para a entrevista, repasse mentalmente suas respostas e o principal: mantenha a calma. Ao falar com o agente, olhe nos olhos, responda apenas o que é perguntado e evite copiar as falas de outras pessoas da fila. Cada caso é único, e respostas “decoradas” são facilmente percebidas.
5. Durante a entrevista, nunca diga isso
Durante a entrevista, evite qualquer frase que sugira intenção de morar nos EUA, do tipo “quero uma vida melhor”, “preciso muito do visto”, “sonho com esse visto”, “meu sonho é ir para os Estados Unido” ou “não vejo futuro no meu país”, respostas contra seu país, ou idolatrando os EUA claramente podem te levar à recusa.
Também não minta sobre problemas pessoais, recusas ou migrações, especialmente porque o consulado tem acesso a basicamente todos os seus registros e uma mentira pode levar à recusa, banimento de cinco anos ou mesmo permanente.
Não culpe os agentes que preencheram seu formulário e não inventem histórias para “melhorar” a situação. Não demonstre que está tenso, nem tente argumentar com o oficial. Só de bater o olho e você parecer totalmente desconfortável, pode ter seu visto negado.





















