Quem está planejando se mudar para o Canadá precisa ficar atento. Isso porque o país planeja endurecer regras de imigração e aceitar menos novos residentes, sejam eles estudantes ou trabalhadores temporários, em 2026.
Os novos cortes em curso pelo governo canadense representam uma mudança bem significativa para o país que vinha aumentando os níveis de imigração já há alguns anos.
Introduzidos inicialmente no final de 2024 e atualizados novamente no mês de novembro de 2025, as novas metas e limites têm como objetivo reduzir a taxa de desemprego no país, abordando a questão de acessibilidade à habitação e alívio da pressão sobre serviços públicos.
Ainda que o Canadá esteja reduzindo o número de novos residentes permanentes e temporários admitidos em 2026, novas prioridades incluem dar vantagens aos trabalhadores qualificados, candidatos que falam francês, bem como aqueles que já possuem experiência no mercado de trabalho canadense.
Novas regras de imigração para 2026
O Canadá está implementando várias mudanças com relação a imigração. Uma delas é a redução expressiva no número de estudantes internacionais, com o país pretendendo emitir 155 mil novos vistos de estudantes em 2026 e 150 mil em 2027 e 2028.
Essa é uma queda bem acentuada, especialmente com relação aos limites de 360 mil em 2024 e 437 mil em 2025. Lembrando ainda que, em 2023, o número de estudantes internacionais ultrapassou a marca dos 600 mil.
Além disso, agora os candidatos passam a enfrentar exigências financeiras mais pesadas, onde, desde setembro de 2025, os estudantes solteiros estão precisando comprovar uma renda de pelo menos 22.895 dólares canadenses para se manter no país, um aumento de 6 mil dólares anuais.
Outra mudança importante foi o anúncio do governo canadense de que vai priorizar a concessão de residência permanente para as pessoas que já possuem experiência dentro do mercado do Canadá.
Essa mudança tem como objetivo acelerar a transição de até 33 mil trabalhadores temporários para residentes permanentes em 2026 e 2027, com foco especial nos candidatos que demonstrarem domínio do idioma e adaptação ao país.
As regras de reunificação familiar também estão ficando mais rígidas, e o número de imigrantes admitidos por essa via vai reduzir para 84 mil candidatos e cairá ainda mais para 81 mil em 2027 e 2028.
Imigração francófona
Um detalhe curioso das novas medidas do Canadá é que, embora o país esteja reduzindo o número de imigrantes, o governo tem como objetivo que uma parcela maior dos recém-chegados seja fluente em francês.
A meta para 2026 é de 9% para novos residentes permanentes sejam de pessoas fluentes em francês, percentual esse que está previsto para subir para 9,5% em 2027 e 10,5% para 2028.





















