Luxemburgo é um dos países com um dos maiores índices de qualidade de vida do mundo. Embora seja um país em que as coisas não são baratas, é também um dos países que pagam os salários médios mais altos do mundo.
É um país de economia extremamente forte e desenvolvida, cujos salários mais altos que na maioria dos países do mundo compensam os altos custos com moradia e serviços.
Mas, além de ser tudo isso, Luxemburgo é um país com alta demanda de mão de obra, com mercado de trabalho supercompetitivo e em acelerado crescimento, e que assim como outros países europeus vem sofrendo profundas mudanças demográficas.
As baixas taxas de natalidade das últimas décadas, atreladas ao envelhecimento populacional e da força de trabalho, acabam gerando uma escassez de mão de obra, a qual o país vem tratando introduzindo incentivos fiscais para atrair estrangeiros altamente qualificados.
A falta de mão de obra em Luxemburgo é algo que não pode ser ignorado, e isso pode ser observado pelo relatório da Union des Entreprises Luxembourgeoises (UEL), que identificou que, se medidas não forem tomadas, até 2030 o país necessitará de 300 mil novos trabalhadores em diversos setores.
Profissões com escassez de mão de obra em Luxemburgo
A escassez de mão de obra qualificada em Luxemburgo pode significar muitas oportunidades de emprego e valorização para quem sonha com uma carreira internacional, em um país de altíssimo nível e com excelentes índices de qualidade de vida.
Conforme relatado em comunicado pela Agência Nacional de Emprego do país, a demanda por mão de obra qualificada atinge diversos setores e deve aumentar nos próximos anos, principalmente nas seguintes áreas:
Bancos e finanças
- Análise de Risco de Crédito e Bancário
- Gestão de Clientes Bancários
- Front Office Mercados Financeiros
- Contabilidade e Escrituração
- Análise Financeira e Engenharia
- Auditoria de Controles Financeiros e Contábeis
Engenharia, indústria e construção
- Gestão e Engenharia em Design Industrial
- Agentes de Tráfego da Rede Ferroviária
- Reparação de carroçarias
- Manutenção de aeronaves
- Manutenção Mecânica Industrial
Serviços de saúde e assistência social
- Serviços de Higiene e Conforto do Paciente
- Cuidados Gerais de Enfermagem
- Intervenção Social e Educacional
- Serviço Social
- Educação Infantil
Serviços jurídicos e de consultoria
- Defesa e assessoria jurídica
- Assessoria Jurídica em Seguros
- Gestão no Domínio Jurídico
Tecnologia da Informação
- Administração de Sistemas de Informação
- Especialização em Sistemas de Informação e Suporte Técnico
- Pesquisa e Desenvolvimento em TI
- Consultoria em Sistemas de Informação e Gestão de Projetos
Recursos humanos e gestão
- Consultores de Gestão
- Auditoria de Gestão
As profissões listadas acima foram apresentadas pela Agência Nacional de Emprego de Luxemburgo, da qual extraímos as informações da plataforma de notícias do país Luxtoday.
Segundo dados do Eurostat, os luxemburgueses estão entre os mais ricos de toda União Europeia, onde o rendimento médio de cada cidadão é de 42.482 euros por ano (R$ 274 mil), ou 3.540 euros por mês em valores líquidos (R$ 22.900).




















