Atualmente, a França enfrenta uma escassez de mão de obra em diferentes setores. Essa falta de trabalhadores permite uma regularização acelerada para quem deseja viver legalmente no país.
Ao todo, são 80 profissões que estão em falta, e os dados foram publicados no Diário Oficial da França. A lista atualizada de ocupações em escassez garante uma regularização de trabalhadores estrangeiros em ocupações específicas.
Profissões com falta de mão de obra na França
A lista de ocupações de 2025 que estão com escassez de mão de obra depende de região para região na França, mas, no geral, ela é composta por:
- Profissões em hotelaria e restauração
- Empregados domésticos e equipe de limpeza
- Trabalhadores da construção civil e de obras públicas
- Agricultores assalariados, horticultores/jardineiros comerciais
- Auxiliares domésticos, ajudantes de cozinha, governantas, cozinheiros
Profissionais estrangeiros dessas áreas podem ter o processo de recrutamento facilitado, além de uma certa agilidade na regularização com relação à estadia legal e de trabalho dentro do país, podendo facilitar até mesmo quem atualmente vive irregularmente na França.
A publicação dessa lista acabou sendo super bem recebida pelas empresas de diversos setores. Franck Trouet, delegado geral da Associação de Hotéis e Restaurantes, disse em uma entrevista à ICI que essa decisão era aguardada já há alguns meses.
“Reconhecemos que o setor hoteleiro e de restauração, principal empregador em França, é um setor sob pressão. Isto representa um progresso, ainda que haja algumas surpresas: em Paris, apenas a profissão de cozinheiro consta da lista, e não as de auxiliar de cozinha, lavador de pratos ou garçom.”
França necessita de milhares de estrangeiros
No começo de 2025, um estudo feito pelo centro de estudos francês identificou que o país precisa de 250 mil a 310 mil trabalhadores estrangeiros até 2040 para conseguir manter sua economia estável.
O relatório em questão foi publicado pela Terra Nova, que afirmou que, devido ao envelhecimento populacional, a imigração para a França se tornará algo crucial para o futuro da sua economia.
Esse mesmo estudo também trouxe alguns dados interessantes, como, por exemplo, em 2022 a França abriu as portas do país para um total de 331 mil imigrantes, deixando clara a necessidade de mão de obra estrangeira.





















