A partir desta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, o governo dos Estados Unidos começará a investigar as redes sociais das pessoas que solicitarem o visto para ingresso no país.
A nova política de checagem de redes sociais será aplicada para todos os estrangeiros que solicitarem o visto H-1B e H-4. Com isso, as redes sociais passarão a ser parte de uma análise que determinará se você poderá ou não ingressar no país.
Já há alguns anos, o comportamento nas redes sociais vem sendo analisado pelos governos locais. Mas, com a nova política adotada nos Estados Unidos, sua movimentação na internet também pode ser uma barreira para conseguir acessar outro país.
Redes sociais passam a ser analisadas para pedidos de visto
Os vistos H-1B e H-4 dos Estados Unidos são emitidos para públicos diferentes, que, indiretamente, estando ligados entre si. Entenda para qual público ambos os vistos são aplicáveis:
- Visto H-1B é destinado a trabalhadores estrangeiros qualificados que vão exercer atividade nos EUA.
- Visto H-4 é destinado aos dependentes do titular do H-1B (pode ser solicitado por cônjuge ou filhos solteiros menores de 21 anos).
A análise da presença online como parte do processo de solicitação de visto nos consulados dos Estados Unidos foi confirmada através de um comunicado do Departamento de Estado do governo norte-americano.
A presença online de um solicitante de visto inclui suas contas e atividades nas redes sociais, tal como informações em bancos de dados e diferentes tipos de sites online.
Recomendação: Durante o processo de análise da presença online, os solicitantes de visto devem configurar as opções de privacidade nas redes sociais para “público” de modo a facilitar a análise pelo Departamento de Estado.
Análise online será cada vez mais utilizada
Pessoas interessadas no visto devem ficar cada vez mais atentas às suas movimentações nas redes sociais. A análise de presença online para os vistos H-1B e H-4 não é a primeira mudança do tipo pelo governo norte-americano.
Em junho deste ano, o Departamento de Estado já havia introduzido uma política de análise de presença online para candidatos dos mais diferentes tipos de visto de estudante (F, M e J).
Logo, a inclusão de candidatos aos vistos H-1B e H-4 representa uma expansão da política migratória, que tende a se tornar cada vez mais abrangente e rigorosa, com a presença online sendo algo cada vez mais decisivo para a concessão de vistos.





















