O sonho de cada vez mais brasileiros é deixar o país em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos, uma terra próspera em que muitas pessoas conseguem de fato uma qualidade de vida muito superior à encontrada no Brasil.
São tantas pessoas com sonho de viver uma vida melhor nos Estados Unidos, que o país norte-americano já conta com mais de 2 milhões de brasileiros vivendo por lá, sendo o destino mais escolhido para quem busca viver no exterior.
No entanto, embora seja um país com inúmeras qualidades, existe um grande problemão para quem sonha em viver nos EUA: conseguir um green card, ou mesmo visto, para conseguir viver e trabalhar legalmente no país.
Embora muitas pessoas vão para lá de maneira ilegal, elas acabam perdendo todos os direitos de um cidadão comum, além disso, enfrentam um grave risco de vida em situações extremamente precárias.
O melhor caminho para quem deseja ter uma vida legal nos Estados Unidos, com praticamente todos os direitos de um cidadão comum, é através do seu trabalho, e sim, existe uma maneira de se fazer isso.
Profissões que podem te dar um green card
Os dados do Departamento do Trabalho dos EUA vêm sinalizando que o país está sofrendo com uma profunda escassez de mão de obra qualificada em vários setores-chave para a economia.
Por conta disso, o governo acaba facilitando a entrada desses profissionais qualificados, já que são fundamentais para setores extremamente importantes para a economia do país.
Os principais setores que vêm sofrendo com escassez de mão de obra estão ligados às áreas de saúde, tecnologia e direito. O que pode representar muitas oportunidades para brasileiros que sonham em trabalhar e viver legalmente no país.
Segundo levantamentos, atualmente as profissões que podem fazer com que você conquiste seu visto de trabalho e posteriormente seu green card são:
- Analistas de segurança da informação
- Médicos
- Enfermeiros
- Psicólogos
- Engenheiro de dados
- Desenvolvedor web
- Desenvolvedor de aplicativos
- Dentistas
- Pilotos de avião
- Engenheiro químico
- Engenheiro civil
- Engenheiro de petróleo
- Técnicos de manutenção de turbinas eólicas
Como conseguir o visto para os EUA pela profissão?
Se sua carreira se encaixa nas áreas em que os Estados Unidos estão sofrendo com a falta de trabalhadores qualificados, suas chances de viver legalmente por lá aumentam muitas vezes.
O governo norte-americano valoriza muito os profissionais altamente qualificados, especialmente porque são profissionais que vão contribuir direta e indiretamente para o progresso e economia do país.
Esse tipo de valorização se traduz na concessão de dois vistos que são destinados para estrangeiros qualificados, o EB-1 e o EB-2 NIW (National Interest Waiver).
- EB-2 NIW: concedido para profissionais com ensino superior completo e ao menos cinco anos de experiência comprovada na área.
- EB-1: um pouco mais complicado, já que é destinado para quem, além de ter cumprido os requisitos do visto EB-2, também precisa comprovar habilidades excepcionais na área, através de títulos, prêmios, menções, entre outros.
Para conquistar o visto EB-2, é necessário encontrar uma oferta de emprego, onde o empregador prova que não encontrou americanos qualificados e entra com processo para produção do visto.
Por ser um processo complexo, é justamente indicado para profissionais de áreas com profunda escassez de mão de obra, onde vão facilmente provar que não existe mão de obra americana para assim te contratar.
Para procurar uma oferta de trabalho ainda no Brasil, pesquise pelos principais sites de emprego nos Estados Unidos, por exemplo, o Glassdoor. Além disso, na hora de procurar emprego, uso termos como “visa sponsorship available”, “international candidates welcome”, “remote with relocation”.
Termos como esse te farão encontrar oportunidades de trabalho onde os empregadores vão patrocinar e auxiliar na emissão do visto para que você possa trabalhar e viver legalmente no país.





















