Engenheiros civis são profissionais supervalorizados na Austrália, especialmente com as redes ferroviárias que se estendem perfeitamente pelas cidades, tal como pelas pontes gigantescas que permanecem firmes por décadas no país.
No entanto, não basta somente ser um engenheiro civil e querer se mudar para a Austrália em busca de novas oportunidades de trabalho, valorização e, consequentemente, qualidade de vida.
O primeiro passo é entender como se mudar para o país legalmente, quais são os tipos de visto que a Austrália oferece para os estrangeiros que querem trabalhar como engenheiros civis no país.
Se esse é o seu caso, se prepare, a seguir vamos te contar quais são os tipos de visto que você pode conseguir para trabalhar no famoso país dos cangurus de maneira totalmente legal e com visto aprovado.
Tipos de visto para engenheiro civil na Austrália
O primeiro passo para trabalhar como engenheiro civil na Austrália é descobrir os tipos de visto que são emitidos para esses profissionais no país. E aqui, vamos descobrir todos eles:
1. Visto de trabalho qualificado independente (subclasse 189)
Esse é um tipo de visto baseado em pontos que não exige patrocínio ou indicação, é ideal para os profissionais altamente qualificados cuja ocupação esteja na Lista de Ocupações Qualificadas do governo australiano.
2. Visto de trabalho qualificado patrocinado (subclasse 190)
O visto de trabalho qualificado patrocinado é um visto permanente concedido através de indicação estadual. Estados como Queensland, Austrália Ocidental e Victoria indicam engenheiros civis com base na demanda regional de mão de obra.
3. Visto regional de trabalho qualificado (subclasse 491)
Esse é um tipo de visto provisório que exige indicação de uma área regional. Por norma, os candidatos devem viver, trabalhar e estudar em uma região do país para poderem posteriormente se qualificarem para residência permanente.
4. Visto temporário para graduados (subclasse 485)
Estudantes internacionais que moram na Austrália e que concluírem um diploma, qualificação profissional ou graduação relevante para a área de engenharia podem se candidatar a esse visto.
É um visto que permite aos graduados obterem experiência profissional e posteriormente se prepararem para a imigração qualificada entre as profissões mais requisitadas do país, como os engenheiros civis.
Como imigrar para a Austrália como engenheiro civil
Engenheiros civis que possuem experiência, formação acadêmica avançada ou especialização (engenharia estrutural, de transporte ou geotécnica) geralmente são supervalorizados e ganham salários anuais acima dos 140 mil dólares.
Para imigrar para a Austrália como engenheiro civil, é preciso seguir esses passos.
1. Verificar a elegibilidade:
Para garantir a elegibilidade, os candidatos precisam somar 65 pontos ou mais no sistema de pontos para Residência Permanente na Austrália. Os pontos em questão são baseados nos seguintes itens:
– Idade
– Experiência profissional
– Teste de proficiência em inglês
– Educação
Além disso, é preciso verificar se a ocupação de engenheiro civil (23321) está listada na Lista de Ocupações Qualificadas.
2. Realizar a avaliação de habilidades
Para garantir o visto como engenheiro civil na Austrália, é preciso ter suas habilidades avaliadas pela Engineers Australia, onde é preciso apresentar seu histórico acadêmico, documentos que comprovam experiência profissional, entre outros.
3. Enviar um Registro de Interesse
Candidatos que solicitam um visto indicado pelo estado devem apresentar o Registro de Interesse “Registration of Interest” (ROI na sigla em inglês) demonstrando que possuem interesse em determinado estado da Austrália.
4. Apresentar uma manifestação de interesse
Em seguida, é preciso demonstrar uma Manifestação de Interesse (EOI through SkillSelect), onde você vai demonstrar suas qualificações profissionais, tal como habilidades e sua intenção de imigrar para o país.
5. Receba um convite para se candidatar
Por fim, caso você seja selecionado, receberá um Invitation to Apply (ITA na sigla em inglês), que quer dizer um convite para se candidatar, que lhe dará o direito de enviar seus documentos e consequentemente dar a entrada no seu tão desejado pedido de Residência Permanente.





















