A Dinamarca é mais um país que começa 2026 endurecendo suas regras de imigração. Dentre as principais mudanças do país, temos o aumento das taxas de inscrição, aumento dos limites salariais, bem como a redução do número de vagas de emprego disponíveis para estrangeiros.
Essas mudanças estabelecidas pelo governo dinamarquês se aplicam a todo o país, atingindo direta e indiretamente trabalhadores qualificados, estudantes e até mesmo profissionais da saúde como parte de uma atualização das autorizações de trabalho e residência.
Novas regras entraram em vigor no dia 1º de janeiro
A Dinamarca entrou em 2026 com profundas mudanças na sua legislação de imigração, reforçando exigências salariais, aumento de taxas governamentais e intensificando o controle sobre os trabalhadores estrangeiros.
Essas medidas têm como objetivo alinhar a imigração laboral para os padrões do mercado de trabalho dinamarquês, ampliando a fiscalização do cumprimento das normas trabalhistas.
Novos limites salariais anuais
Uma das principais mudanças diz respeito aos novos limites mínimos de salário bruto exigidos para a emissão da autorização de residência e trabalho. Desde o dia 1 de janeiro de 2026, temos novos valores, ficando da seguinte forma:
Limites salariais anuais:
Regime regular de Limite Salarial
e Fast-track (limite padrão)
- 2025: DKK 514.000
- 2026: DKK 552.000
Regime regular de Limite Salarial Suplementar
e Fast-track com limite suplementar
- 2025: DKK 415.000
- 2026: DKK 446.000
Nos pedidos de prorrogação, quando o trabalhador permanece no mesmo cargo e com as mesmas condições, o pedido somente será analisado com base no limite salarial vigente à época da concessão.
Novas taxas de imigração para 2026
Desde o dia 1º de janeiro de 2026, o governo dinamarquês também anunciou o reajuste das taxas oficiais aplicáveis para os pedidos iniciais de prorrogação. Os novos valores ficaram da seguinte forma:
Taxas oficiais
Pedido de autorização de residência e/ou trabalho
(Requerente principal)
- 2025: DKK 6.055
- 2026: DKK 6.810
Formulário para acompanhantes familiares
(por membro da família)
- 2025: DKK 2.380
- 2026: DKK 3.080
Certificação acelerada de empresa dinamarquesa
(Inicial ou extensão)
- 2025: DKK 6.055
- 2026: DKK 6.810
Demais mudanças
Outra mudança está relacionada ao endurecimento dos requisitos de documentação do registro RUT, que é obrigatório para empresas estrangeiras que destacam temporariamente trabalhadores na Dinamarca.
A partir de agora, quando se tratar de trabalhadores de países terceiros, será obrigatória a apresentação de uma autorização de trabalho, do contrato de trabalho, assim como do contrato de prestação de serviço entre a empresa estrangeira e a empresa dinamarquesa.
Ainda com relação a RUT, a sua fiscalização também foi intensificada, com a Autoridade Dinamarquesa do Ambiente de Trabalho passando a ter plenos poderes para suspender atividades de empreiteiras em casos de infrações repetidas às normas de segurança ocupacional e saúde.
O descumprimento das regras do RUT pode levar a aplicação de multas que podem variar entre DKK 10.000 e DKK 50.000, deixando claro o caráter punitivo e preventivo das novas normas estabelecidas pelo governo.





















