O Canadá divulgou no final de dezembro detalhes do seu Plano de Níveis de Imigração de 2026 a 2028, e entre suas medidas, o foco será em reduzir a chegada de estrangeiros no país nos próximos dois anos.
Conforme estabelecido pelo Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, o plano inclui metas e faixas de residência temporária para novos imigrantes, além de determinar faixas e metas de residência permanente em diferentes categorias de imigração.
O plano por si só não tem como objetivo proibir a chegada de estrangeiros, mas sim priorizar a imigração econômica, de modo a apoiar o compromisso do governo em atrair especialmente mão de obra qualificada destinada a preencher as lacunas críticas de mão de obra.
O que vai mudar na imigração do Canadá?
Agora, entre o ano de 2026 até 2028, o Canadá terá como objetivo reorganizar sua política de imigração, de modo a torná-la mais controlada, previsível e sustentável para o país, sem abandonar o foco econômico, humanitário e de reunificação familiar.
Em suma, a partir deste ano que se inicia, o Canadá vai reduzir gradualmente a entrada de residentes temporários, e isso inclui tanto estudantes quanto trabalhadores estrangeiros, além de estabilizar o número de residentes permanentes.
Assim, o governo tem uma meta de redução de residentes temporários, que deve ficar da seguinte forma:
- Limite de 385 mil novas chegadas em 2026.
- Limite de 370 mil novas chegadas em 2027.
- Limite de 370 mil novas chegadas em 2028.
Nesses números estão incluídos tanto os trabalhadores temporários advindos do Programa de Mobilidade Internacional e Trabalhadores Estrangeiros Temporários, como também de estudantes internacionais.
Dentre esse total, o foco do governo canadense será na prioridade absoluta da imigração econômica, respondendo por 64% das admissões entre os anos de 2027 e 2028.
Além disso, o objetivo do governo canadense é de ampliar vagas em programas voltados para trabalhadores altamente qualificados, como o Express Entry, tal como dar mais força para o Programa de Nomeação Provincial.
Essas mudanças têm como objetivo, além de garantir o maior controle de quem entra e quem sai pelo governo, se concentrar especialmente na contratação de mão de obra qualificada para os setores que estão sofrendo com a escassez de mão de obra qualificada.
Em suma, as oportunidades de trabalho no Canadá devem aumentar para os profissionais qualificados que estejam diretamente alinhados as áreas onde o país encontra dificuldades para contratar profissionais.
Ainda que pareça algo preocupante, será um passo ainda maior para atrair mão de obra qualificada e será mais direcionado a dar oportunidades para estrangeiros que estejam alinhados as necessidades do país.






















