Se existe um país de primeiro mundo, com uma qualidade de vida incrível e que ainda tenha uma das remunerações mais altas entre todas as nações, sem dúvidas estamos falando da Suíça.
A Suíça ostenta uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo e uma das maiores rendas per capita do planeta. Para se ter ideia, a renda média anual por lá gira em torno de 88 mil a 95 mil francos suíços brutos.
Em outras palavras, o salário médio bruto anual de quem vive na Suíça varia entre R$ 611 mil e R$ 660 mil na conversão atual do franco para o real. E lembrando, essa é a remuneração média, e não a mais alta paga para os trabalhadores de lá.
No entanto, assim como vários países da Europa, a Suíça também vem passando por mudanças demográficas nas últimas décadas, com o envelhecimento populacional e consequentemente da força de trabalho, atrelado às baixas taxas de natalidade.
Esse problema acaba gerando uma escassez de mão de obra qualificada no país, onde, muitas vezes, é preciso recorrer a mão de obra estrangeira para suprir as demandas nos setores mais impactados.
Profissões para conseguir emprego na Suíça
Segundo um relatório da EURES (Serviços Europeus de Emprego), a Suíça está sendo diretamente impactada pela escassez de trabalhadores qualificados em diversos setores, especialmente em engenharia, tecnologia, construção, saúde e hospitalidade.
Para quem sonha em viver em um país de primeiro mundo, com excelentes índices de qualidade de vida, integrando a lista de países mais felizes do mundo, a Suíça pode ser o seu destino perfeito.
Especialmente se você atender às atividades em que o país vem sendo mais impactado pela falta de trabalhadores qualificados. Com base em um levantamento do Empregos no Exterior, essas são as profissões com mais oportunidades de trabalho para estrangeiros na Suíça:
- Analistas de sistemas
- Contadores
- Dentistas
- Desenvolvedores de software
- Enfermeiros
- Engenheiros ambientais
- Engenheiros civis
- Fisioterapeutas
- Médicos generalistas e especialistas
- Programadores
- Cientistas de dados
- Professores de idiomas
- Professores de necessidades especiais
Com base em sites de emprego do país, para entendermos a necessidade de mão de obra, somente no primeiro trimestre de 2025, o país reportou cerca de 6 mil vagas de emprego para enfermeiros, em um país pequeno, com 9 milhões de pessoas, esse número somente em uma área mostra a escassez de profissionais qualificados.
Vagas de emprego sobrando
A Universidade de St. Gallen realizou um estudo que destacou a escassez de trabalhadores qualificados, que deve piorar conforme a famosa geração Baby Boomers (as pessoas que nasceram entre 1946 e 1964) se aposenta.
Ainda, conforme cálculo do Instituto Gottlieb Duttwieler (GDI), ainda que a Suíça tenha um fluxo moderado próximo dos 50 mil profissionais ao ano, o país deve chegar a marca de 400 mil vagas de emprego sem candidatos até 2030.
Isso mesmo que você leu, serão mais de 400 mil vagas de emprego totalmente vagos nos próximos quatro anos, isso por conta da escassez de mão de obra. O que pode ser a oportunidade perfeita para quem sonha em viver e trabalhar em um país seguro, estável e próspero.






















