A Nova Zelândia é um dos países mais interessantes que você pode escolher se o seu destino é construir uma vida profissional em um novo país, com alta qualidade de vida, belezas naturais e ótimas oportunidades de trabalho.
Recentemente, o país passou por uma certa reformulação em suas leis de imigração, que deixaram o país mais flexível com relação a oportunidades de trabalho para mão de obra estrangeira.
Assim como vários países mais desenvolvidos do mundo, a Nova Zelândia vem sofrendo com a escassez de mão de obra, agravada pelo envelhecimento da força de trabalho e das taxas de natalidade cada vez menores.
Por conta disso, o país tem se tornado um destino cada vez mais interessante para quem sonha em viver em um país com mais oportunidades e um grande equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Melhores profissões para emprego na Nova Zelândia
Vários estudos e levantamentos preveem que os empregos mais procurados e remunerados na Nova Zelândia para os próximos anos estejam diretamente ligados aos setores de engenharia, TI, saúde, construção, educação, agricultura, finanças e contabilidade.
A escassez de mão de obra deve continuar afetando cada vez mais o país, graças ao envelhecimento da população, tal como pelos grandes projetos de infraestrutura e transformação digital que vão demandar cada vez mais de estrangeiros.
O país é uma das economias mais estáveis da região Ásia-Pacífico, oferecendo salários super competitivos, segurança no emprego e caminhos bem claros e definidos para conquistar a residência permanente, a partir do visto de trabalho neozelandês.
A seguir, vamos conhecer quais são os setores e as profissões que possuem as maiores e melhores oportunidades de emprego para estrangeiros na Nova Zelândia:
Tecnologia e TI
- Desenvolvedores de software
- Analistas de negócios em TIC
- Analistas de dados e cientistas de dados
- Engenheiros de cloud (computação em nuvem)
- Especialistas em cibersegurança
Saúde
- Enfermeiros registrados
- Clínicos gerais (GPs)
- Médicos especialistas
- Profissionais de apoio a idosos e pessoas com deficiência
- Gestores de serviços de saúde
Tecnologia Verde e Sustentabilidade
- Engenheiros de energia renovável
- Engenheiros ambientais
- Consultores de sustentabilidade e ESG
- Consultores de políticas de mudança climática
Construção, Infraestrutura e Logística
- Engenheiros civis
- Gerentes de projetos de construção
- Orçamentistas (Quantity Surveyors)
- Gerentes de obra (Site Managers)
- Gerentes de cadeia de suprimentos e logística
Engenharia Avançada e Manufatura
- Engenheiros mecânicos
- Engenheiros eletricistas
- Engenheiros de automação industrial
- Engenheiros de processos e qualidade
Comunicação Digital e Negócios Globais
- Gerentes de desenvolvimento de negócios
- Gerentes de vendas internacionais
- Especialistas em RH e aquisição de talentos
Idiomas e Educação
- Professores da educação infantil
- Professores do ensino médio (matemática, ciências e tecnologia)
- Professores de educação especial
Como conseguir um emprego na Nova Zelândia?
Para quem deseja escolher a Nova Zelândia para viver e trabalhar, saiba que é possível procurar por oportunidades de trabalho já no país, ou ainda enquanto mora no Brasil, antes de viajar.
Uma das recomendações para quem quer encontrar emprego no Brasil é conferir os sites de emprego do país e se candidatar às oportunidades oferecidas por lá. Lembre-se de se atentar aos requisitos e formatar seu currículo no modelo exigido pelas empresas do país.
Conheça alguns sites para procurar emprego na Nova Zelândia:
Para quem vai trabalhar na Nova Zelândia, o visto a ser utilizado será o próprio visto de trabalho, que é concedido para habilitar que as pessoas possam trabalhar contribuindo para o crescimento econômico do país.
Para ter acesso ao visto de trabalho, o primeiro passo é ter uma oferta de trabalho no país, onde a pessoa empregadora deve ser credenciada para te contratar.
Também será necessário que você comprove suas habilidades e qualificações para exercer a função para a vaga que você está sendo contratado, ou estar na lista de profissões em demanda no país, chamada de Green List.
Vale explicar que na Nova Zelândia não existe um número máximo de horas que uma pessoa pode trabalhar. Logo, você pode ter um emprego com muito mais ou muito menos horas para trabalhar, dependendo muito da oferta.
No entanto, é importante deixar claro que no país existe a cultura de priorizar não somente o trabalho, como também a qualidade de vida, o contato com a natureza e convívio com a família, logo, será raro achar algo onde será necessário trabalhar muito mais que o normal.






















