A Irlanda tem se tornado, nos últimos anos, um dos destinos preferidos dos brasileiros que sonham com novas oportunidades de trabalho e maior qualidade de vida em outro país.
O país encanta cada vez mais, por ser conhecido como um país que acolhe estrangeiros, por ter oportunidades de trabalho e estudo, assim como por ter uma cultura bem legal.
Essa popularização da Irlanda está gerando um problema sério no país: de um lado temos milhares de novos trabalhadores chegando sem qualificação e brigando por poucas vagas de emprego.
Do outro lado, poucos profissionais estão chegando para atender às principais demandas do país, que assim como outros países europeus, vive uma profunda escassez de mão de obra qualificada para setores-chave da economia.
Para quem quer se dar bem na Irlanda, a recomendação é: entenda o mercado de trabalho, se prepare e esteja pronto para ser peça fundamental em setores com profunda falta de mão de obra.
Fazer isso te fará encontrar várias oportunidades de trabalho, maior remuneração e valorização, que lhe permitirão desfrutar do melhor que a vida tem para oferecer dentro da Irlanda.
Profissões para conseguir emprego na Irlanda
Segundo os dados mais recentes do relatório EURES, a Irlanda vem enfrentando escassez de mão de obra em 20 profissões de diferentes setores, como TI, engenharia, indústria, construção e transportes.
Essa falta de mão de obra acaba gerando oportunidades adicionais para estrangeiros que possuam uma dessas profissões encontrarem inúmeras oportunidades de trabalho e valorização na Irlanda.
De acordo com o relatório da EURES, a maior escassez de mão de obra está vinculada às seguintes áreas:
- Analistas de sistemas
- Assistentes de saúde
- Ajustadores e operadores de máquinas-ferramentas para trabalhar metais
- Carpinteiros e marceneiros
- Chefes de cozinha
- Desenvolvedores de software
- Encanadores e encanadores
- Engenheiros civis
- Engenheiros mecânicos
- Gerentes de serviços de tecnologia da informação e comunicação
- Médicos
- Motoristas de caminhões pesados e caminhões
- Motoristas de ônibus e bondes
- Enfermeiros
- Profissionais de engenharia não classificados em outra parte
- Profissionais de saúde não classificados em outra parte
- Químicos
- Soldadores e cortadores de chama
- Técnicos em ciências químicas e físicas
- Trabalhadores de cuidados pessoais domiciliares
Trabalhadores estrangeiros na Irlanda
Existem muitas áreas com demanda de estrangeiros na Irlanda. O país depende fortemente de médicos, enfermeiros, engenheiros, desenvolvedores, entre outros profissionais estrangeiros.
Dado o crescente número de autorizações de trabalho, o país tem se tornado cada vez mais atraente para profissionais estrangeiros. Nos últimos anos, a Irlanda tornou-se um dos maiores países da União Europeia em termos de dependência de médicos e enfermeiros formados no exterior, por exemplo.
Entre os estrangeiros, os cidadãos indianos são os que têm recebido o maior número de autorizações de trabalho, seguidos por cidadãos do Brasil, Filipinas, Paquistão, África do Sul, China, Estados Unidos e Malásia.






















