A comunicação é extremamente importante em qualquer tipo de emprego, seja ele remoto, presencial no Brasil, ou até mesmo em outro país.
Uma comunicação clara no ambiente de trabalho tem impacto direto na produtividade uma equipe. De acordo com estudos e relatórios como o da McKinsey mostrou que equipes bem conectadas podem ser até 25% mais produtivas.
No entanto, é preciso deixar claro que tudo precisa ter um equilíbrio a comunicação é importante, mas é necessário evitar sobrecarga, de acordo com um estudo da Gartner com quase 1.000 empregados e gestores apontou que 38% dos trabalhadores afirmam receber um volume excessivo de comunicações na organização.
Por isso, habilidades de comunicação vão além de falar, é saber ouvir, entender o momento certo e saber ter clareza e objetividade, sem exageros. Por isso, hoje vamos ter contar algumas das principais habilidades de comunicação essenciais em qualquer canto do mundo.
Saber dar e receber feedbacks
Essa parte é de extrema importância em qualquer empresa, saber ouvir e saber falar com empatia. Quando você recebe um feed é necessitário estar atento e a disposição para enxergar além do seu próprio ponto de vista, analisar a situação com calma e tender o cenário, existem feedbacks que podem ser muito positivos para uma melhora do profissional.
Já ao oferecer um feed é necessário ter respeito, ser direto e cuidadoso com a forma com vai expor a situação, além disso, é preciso se basear em fatos não em opiniões infundadas. Essa troca quando bem feita é construtiva e pode fortalecer relações profissionais.
Escolher o meio certo de comunicação
Hoje as pessoas estão conectadas, no entanto, não quer dizer que você deva mandar uma mensagem no WhatsApp ou outro canal de comunicação de uma pessoa em qualquer horário, isso pode sobrecarregar e causar até mesmo frustração.
Por isso, o meio de comunicação é tão importante, lembre-se também que nem toda mensagem combina com o mesmo canal, afinal existem muitos meios como chat, WhatsApp e ferramentas de comunicação da empresa que podem resolver um problema em minutos.
Um recado rápido pode ser resolvido em segundos por chat, mas conversas delicadas exigem olho no olho. No entanto, nem tudo dá para ser resolvido de forma rápida, algumas conversas necessitam de olho no olho, por isso dependendo da situação opte por falar pessoalmente, ou se for um trabalho remoto escolha um canal como uma vídeo-conferencia. Lembre-se que pensar antes de apertar “enviar” já é parte de uma boa comunicação.
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Seja claro ao se expressar
Muitas vezes por insegurança acabamos enrolando ou não conseguimos nos expressar direito e o que era para ser uma boa ideia pode se tornar uma confusão, por isso claro e objetivo garante que sua mensagem chegue exatamente como você imaginou.
Fazer isso pode ser mais simples do que parece é necessário ter cuidado com frases longas demais, gírias fora do lugar, ou respostas enroladas, afinal, isso pode atrapalhar até a melhor as intensões. Por isso, se tem algo importante a dizer já organize seus pensamentos e alinhe as palavras da melhor forma possível, de uma maneira que te deixe confortável, mas sem parecer informal demais.
Usar a comunicação não verbal
Muitas vezes não falamos com palavras, mas com o corpo, afinal, gestos, postura e expressões podem transmitir segurança ou insegurança sem que você ao menos perceba.
Por isso, observar sinais sutis também ajuda a entender melhor o que a outra pessoa sente, líderes, vendedores e negociadores usam esse recurso o tempo todo, afinal quando corpo e fala caminham juntos a mensagem fica muito mais poderosa.
Saber ouvir
Saber ouvir é tão importante quanto saber falar, afinal escutar ativamente o que o outro tem a dizer é se dedicar à conversa como se nada mais importasse naquele momento e isso inclui olhar nos olhos, eliminar distrações e mostrar interesse real.
Reagir com perguntas ou comentários pertinentes faz o outro perceber que foi ouvido de verdade. Essa habilidade fortalece relações e evita ruídos de comunicação. Quem escuta com atenção ganha confiança e abre espaço para trocas mais produtivas e isso vale tanto para o profissional quanto para o pessoal.
Falar com empatia
A empatia é uma aliada importante durante uma conversa, pois permite com que você enxergue além das próprias experiências e compreenda o outro de verdade, tornando a comunicação mais humana o que aproxima colegas, líderes e clientes.
Ao tentar sentir o que a outra pessoa sente, você adapta suas palavras para que a mensagem seja recebida da melhor forma, o que acaba reduzindo conflitos e fortalecendo parcerias. Uma conversa empática sempre deixa portas abertas para novas oportunidades.






















