A Austrália é mais um dos países que vem enfrentando a escassez de mão de obra em vários setores fundamentais para a economia, desde a saúde, construção civil, tecnologia, engenharia, entre outros.
Consequentemente, tem se tornado um país cada vez mais visado para quem busca estabelecer uma carreira internacional bem-sucedida, especialmente porque o país deverá criar milhares de oportunidades de emprego nos próximos anos.
No entanto, muitos estrangeiros recém-chegados acabam cometendo muitos erros, que na maioria das vezes são erros em comum ao procurar uma oportunidade de trabalho na Austrália.
Erros que você deve evitar ao procurar emprego na Austrália
Está se mudando para a Austrália, ou mesmo está se planejando para isso? Então, confira os erros mais comuns cometidos pelos estrangeiros que procuram emprego no país para sair na frente na hora de procurar trabalho.
Erro 1: Não seguir o formato de currículo da Austrália
Antes de se candidatar para uma vaga de emprego na Austrália, a primeira coisa que você precisa elaborar é um currículo no estilo australiano, adaptado para seus conhecimentos e função.
Ao contrário de vários países, o formato de currículo australiano evita várias informações pessoais que para eles são consideradas desnecessárias, como estado civil, idade, fotos, entre outras.
Normalmente, o currículo tem de 1 a 3 páginas, dependendo do seu nível de experiência e conhecimento. No mercado de trabalho da Austrália, as empresas utilizam ATS (Sistemas de Rastreamento de Candidatos) para filtrar currículos dos interessados.
Isso quer dizer que é super importante colocar palavras-chave relevantes do setor, tal como listar conquistas ao invés de responsabilidades e adaptar seu currículo para cada vaga em específico.
Erro 2: Não conhecer o mercado de trabalho australiano
Muitos recém-chegados começam a se candidatar aleatoriamente para vagas de emprego na Austrália, sem ter a menor ideia de como funciona o mercado de trabalho do país.
Cada região, seja Melbourne, Sydney, Adelaide, entre outros, possui diferentes carências de mão de obra e demanda profissional. Logo, você pode encontrar dificuldades para arrumar emprego, não pela falta de oportunidades, mas por você estar na região errada.
Erro 3: Não fazer networking
Um diferencial para estrangeiros na Austrália é construir uma rede de profissionais. O networking é algo extremamente valioso no país, e várias das oportunidades de trabalho surgem através de indicações ou contatos.
Uma boa estratégia para quem não conhece ninguém na Austrália é começar a construir sua rede de contatos pelo LinkedIn, grupos profissionais e fóruns australianos.
Erro 4: Confiar apenas no “online”
Na Austrália, várias vagas de emprego não são preenchidas por aplicativos e sites online, mas sim por agências de recrutamento, redes internas e, consequentemente, indicações.
Isso quer dizer que depender somente de sites como Seek, Indeed ou mesmo o LinkedIn pode encurtar suas chances de encontrar boas oportunidades de trabalho.
Enviando candidaturas somente online, você pode estar perdendo várias oportunidades ocultas que raramente são divulgadas publicamente.
Erro 5: Não se preparar para a entrevista
Um erro muito cometido pelos recém-chegados na Austrália é não se prepararem para a entrevista de emprego adequadamente. No país, os empregados esperam que os candidatos sejam o mais claros, profissionais e confiantes possível.
Logo, é muito importante que você tenha ou pratique habilidades de comunicação, que tenha conhecimento sobre a empresa e a função a ser exercida, dar exemplos de conquistas em outras empresas, e entender da cultura organizacional das empresas australianas.




















