Um passo muito importante foi dado pelo Brasil e pela Índia para cooperação bilateral, ao ampliar de cinco para dez anos a validade máxima dos vistos de visitante. A Índia e o Brasil deram um passo importante para estreitar os laços comerciais e interpessoais ao estender a validade máxima dos vistos de visitante de ambos os países de cinco para dez anos.
Oficialização do acordo
A medida foi oficializada por meio de nota recíproca do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Embaixada brasileira em Nova Délhi e confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores da Índia em 5 de fevereiro de 2026.
Segundo o novo acordo, cidadãos indianos podem obter vistos de turista brasileiros válidos para estadias de até 90 dias e vistos de negócios que permitem estadias contínuas de até 180 dias, ambos com validade de dez anos. Em reciprocidade, cidadãos brasileiros terão acesso às mesmas condições em vistos de turista e negócios na Índia.
Espera-se que a medida possa reduzir a burocracia para empresas que movimentam executivos e técnicos entre Brasil e Índia. Dados oficiais da Câmara de Comércio Índia-Brasil apontam que o comércio bilateral já ultrapassou US$ 17 bilhões em 2025, com multinacionais dos setores automotivo, de TI e agronegócio atuando em projetos conjuntos.
Benefícios para executivos e planejamento
Antes, executivos eram obrigados a renovar seus documentos de viagem em intervalos curtos, que na maioria das vezes eram prazos apertados que resultavam em atrasos nos projetos. A partir de agora, os gestores de RH e mobilidade vão poder contar com um horizonte de planejamento mais amplo, podendo alinhar a validade dos vistos aos ciclos de renovação de passaportes, igualmente de dez anos.
As mudanças mostram o esforço mais amplo da Índia para modernizar o sistema de vistos, incluindo o Programa de Imigração Fast-Track Trusted Traveller nos principais aeroportos e uma plataforma de e-Visa em rápida expansão. Também o Brasil tem se esforçado para atrair investimentos estrangeiros antes da cúpula do BRICS de 2027, que será sediada no país.
Empresas de gestão de viagens esperam um aumento de 30% no tráfego de passageiros entre a Índia e o Brasil nos próximos dois anos, impulsionado por tarifas promocionais agressivas da Emirates, Ethiopian Airlines e Qatar Airways, que oferecem conexões com apenas uma escala.
Na prática, cidadãos indianos podem solicitar o visto brasileiro de longa duração na embaixada em Nova Delhi ou no consulado em Mumbai, já os viajantes brasileiros podem usar o portal IndianVisaOnline ou o provedor terceirizado VFS Global.





















