Um dos temas mais pesquisados quando o assunto é viver em outro país é quais países permitem converter o visto de visitante em visto de trabalho, e a boa notícia é que existem sim países que permitem isso.
Embora seja comum ver pessoas viajando para outros países em busca de oportunidades de trabalho, a verdade é que nem todos permitem a alteração do visto no território.
Consequentemente, muitas pessoas que acabam encontrando um emprego ficam irregulares no país, dificultando uma série de questões, e ainda colocam em risco sua permanência no país em questão.
Para simplificar sua vida, esse guia trata justamente dos países em que é possível converter o visto de visita em visto de trabalho. Além de conhecermos as regras e restrições de cada um deles.
Emirados Árabes Unidos
Um dos destinos mais flexíveis para converter o visto de visita em visto de trabalho é os Emirados Árabes Unidos. Muitos candidatos a emprego vão para Dubai, Abu Dhabi e Sharjah para participar de entrevistas de emprego.
O processo para transformar o visto de turista em visto de trabalho funciona da seguinte forma: Primeiro, você encontra uma oferta de trabalho, depois passa para a Permissão de Trabalho do Ministério de Recursos Humanos e Emiratização, posteriormente ao exame médico, a emissão do cartão de identificação e a residência.
Esse procedimento leva em média de 7 a 21 dias, e é ideal para iniciantes, profissionais semi qualificados, qualificados, bem como para profissionais altamente qualificados.
Arábia Saudita
Nos últimos anos, a Arábia Saudita tem modernizado seu sistema de emprego e visto, permitindo que seja possível transformar o seu visto de turista em visto de trabalho estando no país.
O sistema é bem tranquilo e depende exclusivamente da autorização do empregador. No entanto, candidatos com perfis mais sólidos possuem muitos benefícios. O funcionamento é simples, começa com a oferta de emprego, a delegação do visto, exame médico e pronto, um processo que leva até 45 dias para ser concluído.
Catar
O Catar tem um processo super simplificado para converter o visto de turista para visto de trabalho. O processo funciona com a oferta de um emprego, a aprovação do visto de trabalho, o exame médico, e coleta de impressão digital para emissão da identificação, um processo que leva até 30 dias para ser concluído.
Bahrein
No Bahrein temos um dos sistemas trabalhistas mais flexíveis de todos. Os candidatos a uma oportunidade de emprego podem explorar tranquilamente as oportunidades e posteriormente converter seu visto caso seja contratado.
Funciona com a oferta de emprego, solicitação da LMRA, o exame médico e, por fim, a permissão de trabalho, um processo que leva até 10 dias e é ideal para quem quer trabalhar na parte de vendas, hotelaria e serviços de escritório.
Singapura
Na Singapura, é possível converter o visto de visita para visto de trabalho em determinadas categorias. Profissionais de alta qualificação possuem mais chances de ter a conversão do visto aprovada.
A conversão depende da decisão do Ministério da Mão de Obra e da elegibilidade do empregador, começando com o empregador solicitando o EP/S Pass, posteriormente com a aprovação do Ministério e, por fim, a alteração do status do visto. Algo que leva até 6 semanas e é ideal para profissionais de TI, engenharia e gestão.
Tailândia
A Tailândia tem um processo bem estruturado para conversão de visto. No caso, vários professores, trabalhadores de hotelaria e profissionais liberais se beneficiam do sistema.
O processo começa com a inscrição no Departamento de Imigração, posteriormente na obtenção do visto Non-B e, por fim, a permissão de trabalho. O processo leva de 5 a 10 dias úteis e é ideal para profissionais do ensino, turismo e funções empresariais.
Coreia do Sul
A Coreia do Sul também oferece possibilidades de conversão de visto, mas um pouco mais limitadas, porém totalmente viáveis, especialmente para profissionais qualificados.
No entanto, o processo é rigoroso e exige várias verificações de antecedentes. Mesmo assim, é possível se qualificar para concluir a conversão do visto dentro do país.
O processo funciona com o empregador enviando a solicitação para conversão do visto, a verificação do diploma e, enfim, a emissão do visto de trabalho. Um processo que leva até 8 semanas para ser concluído e é ideal para profissionais do ensino, engenharia e pesquisa.






















