Se você está lendo nosso artigo, muito provavelmente você tem interesse em se mudar para outro país e ganhar dinheiro. Esse é o sonho de muitas pessoas, em 2026 pode ser o ano perfeito para isso.
A primeira coisa que você precisa saber é que é totalmente possível trabalhar fora do Brasil, desde que você seja mais flexível com relação às suas expectativas e aberto para trabalhos que talvez não se tornem uma carreira.
Existem várias maneiras de ganhar dinheiro no exterior, seguir uma carreira para a vida toda, claramente é uma delas, mas pode ser algo que leve mais tempo, dedicação e empenho.
Mas, ainda assim, é possível ir para o exterior apenas por um período para ganhar dinheiro e depois retornar. Se esse é o seu objetivo, a seguir vamos te contar algumas maneiras bem legais, com dicas de como você pode fazer esse sonho virar realidade.
Maneiras de trabalhar no exterior
Existem muitas maneiras diferentes de se trabalhar no exterior e ganhar dinheiro. Se você está planejando ir para outro país em 2026 em busca de fazer dinheiro, vamos te contar algumas das melhores maneiras para isso.
1. Participe de um intercâmbio de trabalho.
2. Trabalhe como freelancer.
3. Conseguindo um visto de férias-trabalho.
4. Encontrando uma agência ou programa específico.
5. Mudando para o exterior e procurando emprego.
6. Torne-se um au pair.
7. Seja voluntário.
1. Participe de um intercâmbio de trabalho
Uma das maneiras mais baratas de trabalhar e viver no exterior é através de intercâmbios de trabalho. Normalmente, são programas de intercâmbio em diferentes países, onde você pode trabalhar para uma agência, empresa ou mesmo outra pessoa em troca de acomodação, remuneração e alimentação.
Isso quer dizer que sua moradia e alimentação costumam sair totalmente gratuitas e seu único objetivo é se preocupar em obter o visto adequado. Normalmente, essa opção inclui trabalhos em agricultura, limpeza, fotografia, trabalho em hostel, marketing ou mesmo produção de vídeo.
2. Trabalhe como freelancer
Sem dúvidas, uma das melhores opções é se tornar freelancer ou nômade digital, onde você terá muito mais tempo e liberdade para viver no exterior, especialmente por poder trabalhar de onde estiver.
Muitas pessoas conquistam clientes enquanto viajam pelo mundo, seja como programador, designer, fotógrafo, escritor de viagens, entre outros. Aqui você tem o melhor dos dois mundos: trabalhar com algo que pode te dar retorno financeiro e liberdade para conhecer o mundo.
3. Conseguindo um visto de férias-trabalho
Se sua ideia é ficar pouco tempo no exterior, uma boa opção é pensar em um visto temporário, como um visto de férias-trabalho, onde é possível permanecer em determinados países que possuem esse tipo de visto por até dois anos para viajar e trabalhar.
4. Encontrando uma agência ou programa específico
Diversas agências podem oferecer diferentes oportunidades de trabalho em outros países, que vão desde estágios, trabalho voluntário até mesmo empregos remunerados para você seguir uma carreira.
Normalmente, são agências que dão total suporte para garantir sua experiência de trabalho no exterior, desde o primeiro momento da consulta até seu retorno para o país. Mas, tome cuidado e procure exclusivamente agências certificadas.
5. Mudando para o exterior e procurando emprego
Uma opção muito comum e que a maioria dos brasileiros faz é se mudar para o exterior e então procurar um emprego. Mas, essa opção envolve alguns riscos, especialmente porque é preciso ir com grana de sobra para se manter alguns meses até que você consiga uma oportunidade de trabalho.
Uma boa opção é começar a se candidatar para vagas de emprego antes de chegar ao país. Além disso, alguns países, como a Alemanha, permitem que você tire um visto de até um ano para que você vá para a região buscar emprego, mas, como dito, será preciso comprovar que você tem verba para custear seu período no país até achar um emprego.
6. Torne-se um au pair
Se você é uma pessoa que gosta de cuidar de crianças, uma outra maneira muito popular de se mudar para o exterior e trabalhar é se tornando au pair. Normalmente, quem trabalha como au pair ganha acomodação, alimentação e um salário que normalmente é semanal.
Na maioria dos casos, você trabalha durante a semana cuidando das crianças de um cidadão local e tem seus finais de semana livres e possivelmente até mesmo alguns dias de férias para desfrutar do novo país.
7. Seja voluntário
Quando falamos de trabalho voluntário, não precisamos nos limitar à nossa própria comunidade. Diversas organizações possibilitam a chance de que você viaje e ajude pessoas ao redor do mundo.
Embora não seja remunerado, é possível ter experiências incríveis ajudando comunidades ao redor do mundo. Isso enquanto pratica uma comunicação intercultural. Normalmente, esses trabalhos envolvem crianças, construção, saúde, projetos de observação e a vida selvagem.





















