Se você acha que a sua jornada de trabalho é exaustiva, talvez nem imagine que algumas pessoas ao redor do mundo sonham em ter uma jornada de trabalho semelhante à sua.
Isso porque, embora a jornada de trabalho semanal do brasileiro seja relativamente longa, existem alguns países que possuem jornadas semanais de trabalho absurdamente maiores que as nossas.
Atualmente, o Brasil não está nem mesmo nas primeiras posições dos países que mais trabalham no mundo. Ou seja, é exatamente como aquele ditado “não há nada pior que não possa piorar”.
Para quem sonha em viver no exterior, em busca de uma relação melhor entre qualidade de vida e emprego, alguns países devem ser evitados, especialmente por terem extensivas jornadas de trabalho.
Países que mais trabalham no mundo
Segundo dados do PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) do IBGE, a jornada de horas efetivamente trabalhadas por semana no Brasil foi de 39,1 em 2024.
Em suma, o brasileiro médio trabalha atualmente 39,1 horas por semana. Uma jornada relativamente extensa. No entanto, que é muito menor do que a de alguns outros países do mundo.
Para se ter ideia desse fato, um levantamento bem interessante realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) conseguiu identificar quais são os países onde as pessoas mais trabalham no mundo.
Se você é descontente com a jornada de trabalho no Brasil e sonha um dia se mudar para o exterior, com certeza precisará evitar esses países que possuem a maior carga horária de trabalho do mundo, confira:
- Emirados Árabes Unidos: média de 52,6 horas por semana por pessoa empregada
- Gâmbia: média de 50,8 horas por semana por pessoa empregada
- Butão: média de 50,7 horas por semana por pessoa empregada
- Lesoto: média de 49,8 horas por semana por pessoa empregada
- Congo: média de 48,6 horas por semana por pessoa empregada
Embora a jornada de trabalho no Brasil seja extensa, existem muitos países onde as jornadas são muito superiores à nossa. Para se ter ideia, as pessoas dos Emirados Árabes Unidos trabalham em média 34,5% a mais por semana que os brasileiros.
Segundo dados da OIT, mais de 46% dos trabalhadores dos Emirados Árabes Unidos trabalham mais do que 49 horas por semana, o que é considerado um limite absurdo pela organização.
No entanto, um outro ponto que precisa ser lembrado sobre a jornada de trabalho dos brasileiros é que, segundo dados da OIT, 42% dos trabalhadores brasileiros superam as 40 horas de trabalho por semana, com alguns atingindo o limite de 44 horas por semana.
Outro ponto que é bem preocupante do levantamento da OIT e que envolve os brasileiros é que, segundo os dados, cerca de 46% dos trabalhadores brasileiros levam trabalho para finalizar em casa pelo menos três vezes na semana (aumentando a carga de trabalho não calculada).






















