A Coreia do Sul está fazendo muito sucesso, tanto pelos grupos de K-pop, como pelos doramas. Essa onda coreana tem feito com que o país desperte uma atenção cada vez maior dos estrangeiros.
Para quem acompanha a cultura do país acha que pode ser um local interessante para viver e trabalhar, saiba que você está certo! Isso porque o país oferece vários benefícios interessantes para os profissionais que trabalham por lá.
Algumas das vantagens incluem alto potencial de ganhos, boas oportunidades de carreira, horário de trabalho reduzido, padrão de vida muito bom, entre vários outros detalhes que tornam a Coreia do Sul um excelente destino para imigrar.
Inclusive, no ano de 2024, o governo sul-coreano anunciou um plano para aumentar o número de vistos para trabalhadores estrangeiros qualificados, e isso é uma ótima notícia para os interessados.
Maneiras de trabalhar e morar na Coreia do Sul
Embora candidatos internacionais tenham ido para a Coreia do Sul para trabalhar em diferentes setores, o país tem sido um destino bem popular em alguns casos específicos, e aqui vamos te contar as quatro melhores maneiras de trabalhar e viver no país como estrangeiro.
1. Trabalhando em empresas coreanas (empregos qualificados)
Sem dúvidas, a melhor maneira de se conseguir viver e trabalhar na Coreia do Sul é entendendo onde existe a maior demanda de profissionais. Afinal, quanto mais escassos os profissionais, maiores as chances de ser valorizado e conseguir bons empregos.
Normalmente, os estrangeiros na Coreia do Sul encontram emprego em áreas como:
- TI
- Engenharia
- Telecomunicações
- Construção naval
- Indústria automotiva
- Eletrônicos
Para esse tipo de profissional qualificado que deseja viver e trabalhar no país, os vistos normalmente aplicados são os: E-7 (para técnicos e profissionais), visto profissional (para médicos, advogados, contadores, engenheiros, etc).
Também existe o visto de transferência intraempresa, que acontece quando uma empresa te envia para trabalhar na Coreia. No entanto, esse caminho aqui costuma exigir um nível maior de conhecimento na língua coreana.
2. Professor de inglês
Outra maneira mais acessível e bem interessante para conseguir viver e trabalhar na Coreia do Sul é como professor de inglês. Um falante nativo da língua inglesa é extremamente valioso e procurado no país.
Normalmente, para trabalhar como professor de inglês na Coreia do Sul é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser falante nativo da língua inglesa
- Ter diploma universitário (de qualquer área)
Com isso, é possível obter o famoso visto E-2 destinado aos instrutores de língua. Nessa área, você terá um salário muito bom, acomodação paga, passagem aérea e o melhor, não exige saber falar o coreano.
Normalmente, os profissionais dessa área vão trabalhar em escolas públicas, escolas privadas (hagwons) e nas universidades do país.
3. Visto de trabalho geral (não profissional)
Para quem não é uma “mão de obra qualificada” ainda assim existem oportunidades de trabalho para estrangeiros. Embora mais concorridas, é possível encontrar empregos mais operacionais nas seguintes áreas:
- Manufatura
- Construção
- Agricultura
- Serviços
Para profissionais que procuram trabalho geral, sem qualificação, os vistos aplicados são: visto de trabalho não profissional (E-9, E-10 entre outros) e o visto de trabalho de curta duração (caso seja um contrato de até 3 meses).
Normalmente, para esse tipo de opção é exigido conhecimento mediano da língua coreana, e consequentemente por ser um emprego mais comum, o profissional acaba passando por processos mais rígidos de contratação.
4. Nômade digital
Desde 2024, a Coreia do Sul passou a permitir que estrangeiros mantenham o emprego no exterior e morem no país por até dois anos, sendo conhecido como visto de nômade digital.
Os requisitos para aplicação no visto de nômade digital incluem:
- Trabalhar em uma empresa estrangeira
- Ter pelo menos 1 ano de experiência na área de trabalho remoto
- Salário anual mínimo de 85 milhões de wons sul-coreanos (R$ 310 mil)
- Fazer um seguro saúde
Normalmente, esse visto acaba sendo ideal para pessoas que sonham em morar na Coreia do Sul e que trabalham em áreas como TI, marketing digital, programação, design e outras áreas criativas e remotas.





















