Verdade seja dita, mas grande parte dos brasileiros está de saco cheio de ver sua suada renda desaparecer a cada nova temporada de impostos. Se você se sente injustiçado com tantos impostos, você não está sozinho.
Benjamin Franklin, um dos pais fundadores dos Estados Unidos, tem uma célebre frase que cai muito bem na vida dos brasileiros: “Neste mundo, nada é certo, exceto a morte e os impostos.”
No entanto, existem países onde você simplesmente não precisa pagar imposto. É verdade, parece não existir, mas sim, existem vários países que simplesmente não cobram imposto de renda das pessoas.
Embora pareça um mito, países sem imposto de renda são reais, em que você pode desfrutar legalmente de um estilo de vida com isenção total. Normalmente, esses países financiam serviços públicos via impostos corporativos, IVA ou receitas de recursos naturais como turismo e petróleo.
Para quem busca um paraíso fiscal para otimizar o seu patrimônio, ou para quem quer viver em um país onde os impostos são menores, e aquilo que você ganha é seu em sua totalidade, vamos conhecer os melhores países com isenção fiscal para 2026.
Países livres de imposto de renda
Os impostos são obviamente um dos meios mais populares de um país arrecadar dinheiro, e o imposto de renda acaba tendo um papel muito importante nesse meio de arrecadação.
No entanto, alguns países não cobram imposto de renda de seus cidadãos e residentes, e isso é possível quando um Estado arrecada dinheiro suficiente por outros meios, como turismo, comércio de petróleo e gás, entre outros.
Conheça as opções que você deve considerar se sonha em viver em um país livre de imposto de renda.
1. Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos não tributam a renda pessoal, ganhos de capital, doação, propriedades ou heranças. O imposto corporativo de 9% é aplicado apenas para empresas que geram lucro superior a AED 375.000 (R$ 557 mil), um dos impostos corporativos mais baixos do mundo.
Todos os estrangeiros com visto de residência são considerados residentes fiscais nos Emirados Árabes Unidos e podem desfrutar de uma redução absurda no número e valores de impostos pagos.
2. Antígua e Barbuda
Na Antígua e Barbuda, além de ser isento do imposto de renda, as pessoas são completamente livres do pagamento de impostos sobre ganhos de capital, herança e patrimônio.
Mas vale um ponto de atenção: a Antígua e Barbuda não possui muitos tratados tributários. Isso quer dizer que, se você tiver investimentos no Brasil, terá que pagar impostos no seu país de origem.
3. Bahrein
O Bahrein não possui imposto de renda, e o imposto corporativo de 46% incide exclusivamente para empresas que atuam no setor de petróleo e gás. Além disso, o IVA do país é de 10% e o imposto municipal sobre aluguel para expatriados é de 10%.
4. Bahamas
As famosas ilhas caribenhas, além de oferecer um clima quente e visual absurdo, possuem isenção de imposto de renda e uma taxa de imposto corporativo de até 3% do faturamento. Já o IVA varia de 0 a 12% e o imposto sobre imóveis vai de 0,75% a 2%.
5. São Cristóvão e Névis
O país não cobra impostos sobre rendimentos, royalties, juros para residentes ou dividendos. O imposto sobre empresas é de 3% e o IVA varia de 10 a 15%. No caso de propriedade imobiliária, a tributação varia de 0% a 3%.
6. Ilhas Cayman
As Ilhas Cayman não possuem nenhum tipo de imposto sobre a renda, sobre empresas ou mesmo sobre valor agregado. O que existe é um imposto de selo de 7,5%. É, sem dúvidas, um dos maiores paraísos fiscais do mundo.
7. Bermudas
As Bermudas não cobram imposto de renda, assim como também não possuem imposto sobre valor agregado (IVA). O imposto corporativo é baseado em níveis de capital social, enquanto o imposto predial é baseado no valor anual do aluguel avaliado.
8. Mônaco
Mônaco é conhecido como o “paraíso da elite europeia” e por lá não há a cobrança de imposto de renda. O que existe é um imposto corporativo de até 33% e IVA de 20%, além de não cobrar imposto sobre a propriedade.
9. Vanuatu
Em Vanuatu, não existe imposto sobre a renda pessoal, ganhos de capital, herança e exportação de capital para pessoas físicas. Além disso, as empresas podem ficar isentas de impostos corporativos e outros impostos por 20 anos, pagando uma taxa anual baixíssima de apenas US$ 300.
Vale pontuar que Vanuatu não concluiu tratados tributários com vários países do mundo. Sendo assim, uma pessoa com passaporte de Vanuatu pode acabar sendo obrigada a pagar impostos em outro país.
10. Ilhas Virgens Britânicas
As Ilhas Virgens Britânicas são um território britânico ultramarino que abrange 4 ilhas principais e várias outras menores. Por lá não há cobrança de imposto sobre a renda e ganho de capital, tal como de impostos retidos na fonte.
11. Ilhas Turcas e Caicos
As Ilhas Turcas e Caicos são um território ultramarino britânico no Oceano Atlântico, que além de ser conhecido por suas praias paradisíacas, também não cobra impostos sobre renda, propriedade, ganho de capital, lucros corporativos e herança, e o IVA é de 0%.
12. Catar
O Catar possui um imposto corporativo de 10% e não cobra impostos sobre a renda, e nem IVA, nem mesmo imposto sobre propriedade. No entanto, é preciso pagar uma taxa para registro de locação no caso de aluguel de imóvel.
13. Kuwait
O Kuwait também é outro país que não cobra impostos sobre valor agregado ou mesmo sobre a renda. O que existe é um imposto corporativo fixado em 15%.
14. Somália
A Somália é considerada um “estado falido” especialmente por conta do seu longo histórico de guerra civil e crimes. É um país pobre e inseguro para se viver, justamente por isso não cobra impostos dos cidadãos.





















