O ano novo está batendo na porta e ao todo Portugal conta com 13 feriados nacional, além disso, cidades e regiões costumam ter ao menos um feriado o que faz com que os portugueses possam desfrutar de uma média de 14 feriados no ano.
Em 2026 alguns desses feriados caem em dias uteis o que impacta o comércio, repartições publicas e com alguns deles, sendo prolongados são perfeitos para quem seja realizar uma boa viagem.
Uma curiosidade é que Portugal está entre os países com mais feriados nacionais fixos, e o impacto no dia a dia é bem perceptível, especialmente para quem viaja ou trabalha com serviços.
Se você mora em Portugal ou está planejando conhecer o país no próximo ano é importante saber quais são os feriados de 2026, principalmente os que caem em torno de fins de semana prolongados e dos chamados bridge days.
Feriados em Portugal em 2026
No ano que vem três feriados caem em uma sexta-feira e um em uma segunda-feira, sendo assim, serão quatro feriados prolongados em 2026, confira a lista completa de feriados nacionais:
Ano Novo – 1 de janeiro – Quinta-feira
Sexta-feira Santa – 3 de abril – Sexta-feira
Domingo de Páscoa – 5 de abril – Domingo
Dia da Liberdade – 25 de abril – Sábado
Dia do Trabalhador – 1 de maio – Sexta-feira
Corpo de Deus – 4 de junho – Quinta-feira
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho – Quarta-feira
Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto – Sábado
Implantação da República – 5 de outubro – Segunda-feira
Dia de Todos os Santos – 1 de novembro – Domingo
Restauração da Independência – 1 de dezembro – Terça-feira
Imaculada Conceição – 8 de dezembro – Terça-feira
Natal – 25 de dezembro – Sexta-feira
Leia +: As profissões em alta em Portugal para os próximos 10 anos
Feriados prolongados as pontes de 2026
Em Portugal, é prática comum aproveitar dias úteis entre feriados e o fim de semana para criar as chamadas pontes. Mesmo não sendo folgas oficiais, esses dias têm grande impacto nas viagens dentro do país.
Ano Novo (quinta-feira, 1º de janeiro)
O feriado abre espaço para uma das pontes mais tradicionais do calendário. Muitas pessoas optam por emendar a sexta-feira, formando um descanso de quatro dias e aquecendo o turismo logo no começo do ano.
Páscoa (sexta a domingo, 3 a 5 de abril)
Embora a segunda-feira não seja feriado nacional, o período continua bastante procurado para visitas ao interior e encontros familiares.
Dia do Trabalhador (sexta-feira, 1º de maio)
Um dos feriados prolongados mais favoráveis do ano. O movimento nas estradas aumenta, o transporte ferroviário fica mais cheio e o litoral costuma registrar alta ocupação.
Implantação da República (segunda-feira, 5 de outubro)
Forma naturalmente um fim de semana de três dias, muito utilizado para escapadas urbanas e roteiros por regiões vinícolas.





















