Muitas pessoas não estão sabendo, mas por conta da entrada em vigor da Lei 61/2025, que altera profundamente a maneira como gere a imigração, o governo de Portugal cancelou todos os agendamentos relacionados a vistos de procura de trabalho.
Desde 23 de outubro de 2025, todos os agendamentos de vistos de procura de trabalho estão sendo cancelados. A notícia que parece assustadora não é tão preocupante como pode parecer.
Isso porque a nova lei que foi publicada no Diário Oficial de Portugal em outubro de 2025 introduz um “visto de procura de trabalho para profissionais altamente qualificados”.
Entretanto, precisamos explicar algo importante: pedidos para esse tipo de visto não serão aceitos até que a devida regulamentação seja totalmente concluída.
Pedidos foram automaticamente cancelados
Conforme revelado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal, todos os pedidos de visto relacionados à procura de empregos que estavam agendados para depois do dia 23 de outubro de 2025 foram cancelados automaticamente.
O motivo para isso é que, como o visto de procura de emprego simplesmente deixou de existir, conforme a nova legislação, o correto é cancelar automaticamente todos os pedidos.
Sendo assim, milhares de candidatos que agendaram entrevistas para esse tipo de visto agora estão sem saber quanto tempo levará até que possam solicitar o novo modelo de visto de busca de trabalho para profissionais altamente qualificados.
Orientações para quem teve o pedido cancelado
Se você ou algum conhecido teve o pedido de visto cancelado, como ocorreu com todos os pedidos, a primeira orientação é não tentar remarcar ou mesmo cancelar por conta própria.
Agora que o governo de Portugal determinou o cancelamento automático de todos os agendamentos feitos no VFS, BLS e TLScontact, não existe nenhuma ação imediata que o candidato possa tomar.
O recomendado agora é acompanhar as atualizações oficiais. Como o visto antigo foi abolido e o novo ainda não pode ser solicitado pela falta de regulamentação, a única coisa real a se fazer nesse momento é monitorar com frequência comunicados do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da AIMA e dos centros de atendimento de vistos.
É importante esclarecer que, até o momento, ainda não existe uma previsão de quando o novo visto começará a aceitar aplicações. Contudo, caso você tenha enviado a aplicação antes do cancelamento, será preciso entrar em contato diretamente com o consulado português responsável pelo processo.
Isso porque o consulado é o único órgão que pode informar se o pedido ainda está sob análise ou se foi suspenso, especialmente porque o governo português ainda não divulgou orientações para esses casos.
Lembrando que Portugal possui outros vistos válidos, como D7, D8, D2, D3 e o Golden Visa, dependendo do perfil do candidato. Caso não dê certo em Portugal, outros países europeus como Alemanha e Holanda também possuem programas ativos de visto para busca de emprego.






















