Seguirá em vigor em 2026 a permissão de trabalho aberta no Canadá, mas com um detalhe, os requisitos ficaram mais rígidos. Com a chegada das novas regras de imigração, muitos candidatos já não conseguem atender aos critérios estabelecidos.
Alguns anos atrás, surgiu a permissão de trabalho aberta no Canadá, que passou a ser uma das ferramentas mais vantajosas para estrangeiros e suas famílias obterem emprego de maneira legal. Essa regra permitia que você trabalhasse para qualquer empregador sem estar vinculado a uma empresa específica e sem a exigência de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). A flexibilidade a tornava especialmente atraente para estudantes, cônjuges e trabalhadores temporários.
Novas regras
Em 2025, tudo mudou, com as mudanças que surgiram com a nova política canadense referente à Permissão de Trabalho Aberta, que começou fazer restrições bem significativas. Em 2026, a permissão continua valendo, mas somente para certas categorias de candidatos, que deverão cumprir requisitos bem definidos.
Mesmo assim, o país continua sendo um dos destinos mais populares para a imigração laboral, ao de países como Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Reino Unido.
O que significa a Permissão de Trabalho Aberta e como as regras foram alteradas
Uma Permissão de Trabalho Aberta no Canadá permite que trabalhadores estrangeiros possam exercer atividades profissionais no país para diversos empregadores, sem a necessidade de estar associado a uma única empresa.
Neste caso não é precisa uma oferta de emprego prévia nem o procedimento de Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA), o que simplifica bastante o acesso ao mercado de trabalho canadense.
A flexibilidade passou a ser considerada uma das ferramentas legais de emprego mais atraentes para estudantes, familiares e certas categorias de trabalhadores estrangeiros. No entanto, Permissões de Trabalho Abertas acabou sobrecarregando o sistema de imigração, o que dificultou a verificação da compatibilidade dos trabalhadores estrangeiros com as demandas reais do mercado de trabalho.
Por isso, no ano passado, o governo canadense revisou sua política em relação às permissões abertas, reduzindo de forma significativa o número de pessoas consideradas elegíveis.
A principal mudança se concentrou na limitação do acesso para familiares e na vinculação da permissão a programas educacionais e a determinadas categorias profissionais. Em 2026, as regras acabaram mudando para o estrangeiro que deseja trabalhar no Canadá ou para quem deseja estudar.
A partir deste ano, a elegibilidade está condicionada a um percurso imigratório bem definido, que vai levar em conta nível de escolaridade ou à categoria profissional do requerente principal.
Principais mudanças de 2025 que entrarão em vigor em 2026
Em 2025, o Canadá fez uma revisão na sua forma de abordagem ao que diz respeito a Permissão de Trabalho Aberta, e em 2026 novas regras passarão a valer. A Permissão de Trabalho Aberta não é mais uma ferramenta universal para uma grande parte de imigrantes, passando a atender apenas grupos específicos.
A partir de 2026, a permissão ficou associada a programas educacionais determinados, a categorias profissionais específicas e vias de imigração definida. Isso aumentou o risco de um requerente que ainda se baseia nas regras antigas, ser rejeitado.
Restrições para familiares
As mudanças também afetaram os familiares de estudantes e trabalhadores estrangeiros. Antes, cônjuges e dependentes geralmente podiam solicitar uma autorização de trabalho aberta quase automaticamente, mas isso mudou no ano passado.
Principais restrições para famílias em 2026:
- O direito automático à Autorização de Trabalho Aberta para cônjuges foi cancelado;
- A autorização será concedida apenas em casos específicos;
- Regras separadas e mais rigorosas se aplicam a dependentes.
Novos requisitos para cônjuges de estudantes
A elegibilidade dos cônjuges de estudantes para a obtenção de uma autorização de residência passou a ficar condicionada o tipo de curso do estudante. A autorização em 2026 está restrita a uma lista limitada de trajetórias educacionais reconhecidas pelas autoridades de imigração como prioritárias.
O direito a uma Autorização de Trabalho Aberta é mantido se o estudante estiver cursando:
- Mestrado em tempo integral com a duração estabelecida;
- Um programa de doutorado;
- Em determinados programas de formação profissional incluídos na lista aprovada.
Mas em 2026, muitas famílias foram surpreendidas com as mudanças, que não vai mais conceder esse direito para quem estiver cursando bacharelado e graduação.
Alterações para familiares de trabalhadores estrangeiros
Em 2026, a elegibilidade dos cônjuges de trabalhadores estrangeiros para uma Permissão de Trabalho Aberta estará vinculada não apenas ao fato de estarem empregados no Canadá, mas também à categoria profissional e à natureza do trabalho do requerente principal.
A partir de agora, a aprovação vai depender se o cargo exercido se encaixa nas categorias NOC e aos níveis TEER correspondentes:
- A autorização é possível para cônjuges de trabalhadores em cargos TEER 0-1;
- Alguns cargos TEER 2-3 também se enquadram nessas regras, mas apenas se pertencerem a ocupações em falta;
- As autoridades de imigração analisam as funções reais, e não apenas o título do cargo no contrato.





















