De acordo com uma pesquisa da Associação de Agências de Intercâmbio (BELTA) a Austrália é um dos países mais procurados para intercâmbio por brasileiros.
O país é procurado por estudantes e por brasileiros que desejam emigrar do Brasil para outros países, de acordo o Censo Australiano em 2021 cerca de 46,7 mil brasileiros moravam no país.
Existem muitos motivos pelos quais diversos brasileiros escolhem o país, como qualidade de vida, oportunidades de empregos, mais segurança, dentre tantos outros benefícios que se encontram na Austrália.
Se esse também é o seu sonho, hoje vamos te contar as carreiras com boas chances de crescimento no país. As informações são com base na Victoria University que reuniu dados oficiais australiano que revelam quais serão as áreas mais procuradas nos próximos cinco anos.
O estudo foi elaborado a partir da Skills Priority List um documento que identifica as ocupações em falta no país e aquelas que devem se expandir rapidamente. Sendo assim, se você deseja imigrar para Australia confira algumas das profissões que podem ter maior demanda nos próximos cinco anos.
Gerentes de construção
A Austrália é um país muito grande, sendo o sexto maior país do mundo em área territorial, com aproximadamente 7,7 milhões de quilômetros quadrados, por isso está em constante expansão, desta forma gerentes de construção podem ter um bom futuro por lá.
Está é uma função de grande responsabilidade, precisa gerenciar as construções, ou seja, coordenar equipes, prazos, orçamentos, tanto em projetos residenciais quanto industriais. Para trabalhar na área é recomendado ter um diploma de engenheira civil ou mestrado em gestão de construção.
Professores de educação infantil
A Australia é um país que se preocupa muito com educação por isso professores embora sofram com algumas questões como carga horária ainda tem um dos melhores salários do mundo se comparado a outros países.
Para ser professor de educação infantil na Austrália, é necessário ter formação específica em Early Childhood, passar pela avaliação da AITSL, se registrar no estado e ter inglês avançado. Quem quiser começar mais rápido pode atuar em creche fazendo apenas o Certificate III, que não exige equivalência de diploma.
Enfermeiros
A área de saúde está com grande demanda em diversos países do mundo, já que estamos acompanhando o envelhecimento da população que vive cada vez mais e na Austrália não é diferente.
Se você escolher essa área ou já é enfermeiro, para atuar no país é necessário validar o diploma pelo Ahpra/NMBA, comprovar inglês avançado com IELTS 7.0 em cada uma das quatro bandas avaliadas, sendo elas listening que é a audição, reading a leitura, writing escrita e speaking fala.
Também é preciso concluir o OSCE que é uma prova prática usada na Austrália para validar enfermeiros formados fora do país e será necessário ter um visto que permita trabalhar. Quem não tiver equivalência completa pode fazer um bridging course ou cursar Bachelor/Master na Austrália para se qualificar.
Leia +: Guia básico de como morar em outro país
Profissionais de TI e Programadores de software e aplicativos
Programadores são requisitados em diversos países, na Austrália a área de TI aparecem bastante entre as profissões mais requisitadas do país.
Com altas salários, de acordo com informações do Glassdoor, a média salarial para um especialista em TI no país é de aproximadamente de 95.000 dólares australianos por ano.
No entanto, o mercado é bem concorrido e são valorizados as certificações internacionais como como as oferecidas por Microsoft, Cisco, AWS, dentre outras.
Eletricista
É uma profissão com alta demanda no país pela falta de profissionais qualificados, é uma área regulada e de alto risco; por isso, costuma pagar bons salários.
Para ser um eletricista na Austrália, é necessário fazer o Skills Assessment, que é é uma avaliação oficial usada pelo país para comprovar que você realmente sabe exercer sua profissão no padrão australiano.
Será preciso também obter a licença elétrica estadual e ter inglês (IELTS 6.0) e visto de trabalho, só com a licença completa você pode atuar legalmente por lá.
Cuidadores de idosos e pessoas com deficiência
Como comentado anteriormente a população de todo o mundo está envelhecendo e vivendo cada vez mais, com isso a necessidade de cuidadores de idosos se torna maior em todo o mundo inclusive na Austrália, onde homens vivem aproximadamente 81 anos e mulheres 84 anos.
O país enfrenta falta desses profissionais tão importantes e o setor de disability care vem crescendo a cada ano. Para trabalhar na área não é necessário inglês tão avançado como em profissões anteriores, ainda, sim, é necessário o intermediário.
Será necessário passar por checagens obrigatórias, como o Police Check, que é o antecedente criminal australiano; o NDIS Screening, que verifica se você pode trabalhar com pessoas com deficiência de forma segura, e o certificado de First Aid + CPR, que comprova treinamento em primeiros socorros e reanimação. Além disso, é preciso ter um visto que permita trabalhar.




















