O Japão é o destino de centenas de brasileiros que imigram para o exterior, segundo a Agência de Imigração do Japão no final de 2024 residiam oficialmente no país 211.907 brasileiros, atualmente o Brasil é a sexta maior comunidade de estrangeiros no país.
O número de turistas que escolhem o país como destino também aumentou desde setembro de 2023 quando foi abolida a necessidade de vistos para turistas brasileiros por 90 dias no Japão.
Dados da JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês) apontam que o aumento foi de cerca de 69%, já que em 2023 50,6 mil brasileiros visitaram o Japão, pulando para 85,6 mil turistas em 2024.
Com a chegada de 2026, muitos imigrantes e turistas já começam a se planejar. Para quem trabalha no Japão ou pretende visitar o país, conhecer as datas dos principais feriados ajuda a organizar melhor a rotina e as viagens. Pensando nisso confira todos os feriados no país no próximo ano.
Listas de feriados
Os feriados nacionais de 2026 seguem o calendário oficial do país, no entanto, algumas datas são ajustadas quando acabam caindo em um domingo.
Na maior parte dos casos, a folga é transferida para a segunda-feira seguinte. Há exceções pontuais, como o Dia da Constituição, que pode ser compensado em outro dia da semana quando as datas próximas já são feriados. Confira a lista completa de feriados.
Ano-Novo: 1º de janeiro – Quinta-feira
Dia da Maioridade: 12 de janeiro – segunda Segunda-feira de janeiro – feriado prolongado de sábado a segunda
Dia da Fundação Nacional: 11 de fevereiro – Quarta-feira
Aniversário do Imperador: 23 de fevereiro – Segunda-feira – feriado prolongado de sábado a segunda
Equinócio da Primavera: 20 de março Sexta-feira – feriado prolongado de sexta a domingo
Dia de Shōwa: 29 de abril – Quarta-feira
Dia da Constituição: 3 de maio – Domingo
Dia do Verde: 4 de maio – Segunda-feira
Dia das Crianças: 5 de maio – Terça-feira
Feriado compensatório: 6 de maio – Quarta-feira
Dia do Mar: 20 de julho – terceira Segunda-feira de julho – feriado prolongado de sábado a segunda
Dia da Montanha: 11 de agosto – Terça-feira
Dia do Respeito aos Idosos: 21 de setembro – terceira Segunda-feira de setembro – feriado prolongado até o Equinócio de Outono, totalizando cinco dias
Feriado compensatório: 22 de setembro – Terça-feira
Equinócio de Outono: 23 de setembro – Quarta-feira
Dia do Esporte: 12 de outubro segunda Segunda-feira de outubro – feriado prolongado de sábado a segunda
Dia da Cultura: 3 de novembro – Terça-feira
Dia de Ação de Graças do Trabalho: 23 de novembro – Segunda-feira – feriado prolongado de sábado a segunda
Leia +: 8 lugares no Japão que todo fã de anime vai amar conhecer
Japão terá um feriado a mais em 2026
Geralmente o Japão conta com 16 feriados nacionais que são distribuídos ao longo do ano, só que em 2026, esse número subirá para 17.
Isso acontece por causa de uma regra curiosa do calendário japonês, quando um dia útil fica entre dois feriados, ele automaticamente se transforma em folga.
É exatamente isso que acontece em setembro, criando uma sequência rara de cinco dias livres conhecida como Silver Week, considerada o “irmão menor” do famoso Golden Week da primavera. Essa combinação especial só aconteceu duas vezes antes, em 2009 e 2015.





















