Os Ministérios do Trabalho e do Interior italiano confirmaram que o programa Flussi 2026: terão inscrições abertas no dia 9 de fevereiro de 2026, às 9 horas (horário local). Os empregadores do setor hoteleiro e turístico, em geral, poderão submeter candidaturas pré-preenchidas pelo formulário C-STAG-Turistico para contratar trabalhadores sazonais estrangeiros.
No âmbito das 88.000 vagas para o turismo, foi reservada uma cota de 13.000 para pedidos de associações patronais credenciadas. As restantes serão preenchidas por ordem de chegada.
As regras
Apenas as candidaturas previamente preenchidas entre os dias 23 de outubro e 7 de dezembro de 2025 no Portal Único de Imigração, serão aceitas para submissão. Também ficou determinado que não serão permitidas modificações durante o prazo de envio online.
As autoridades reforçam que é obrigatório anexar assinaturas digitais, as declarações de alojamento válidas e comprovativos de salários contratuais iguais ou superiores aos mínimos setoriais. Lembrando que, na falta de algum desses documentos, a sua candidatura será rejeitada.
A expectativa dos empregadores do setor turístico é que sejam ampliadas as cotas, que passaram de 65.000 no ano passado — possa ajudar a mitigar a escassez crônica de mão de obra antes da Páscoa e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, um evento de destaque internacional.
Os consultores estão prevendo que as filas eletrônicas devem se esgotar em poucos segundos, repetindo o que ocorreu em janeiro deste ano, quando mais de 240.000 inscrições concorreram a 70.000 vagas.
Os pedidos, após aprovação, devem ser seguidos pela emissão do visto no consulado do trabalhador e pela solicitação de autorização de residência no país, a ser feita em até oito dias após a chegada. Existe a possibilidade desse processo ser prolongado por até oito semanas.






















