A Indonésia é visado por muitos trabalhadores, principalmente pelo baixo custo de vida, com isso o país acabou se tornando a um polo global de nômades digitais.
Recentemente o país deu um passo importante visando atrair novos visitantes, profissionais e até mesmo investimentos internacionais, com novas regras de visto validas desde julho deste ano que facilitam a entrada e o trabalho de estrangeiros no país.
O governo revisou completamente seu sistema migratório, o que reduziu o número de tipos de visto de 133 para 110, em uma mudança oficializada.
Com isso o país vida modernizar os serviços de imigração, e tornar o sistema mais objetivo e adequado ao cenário global. Segundo comunicado divulgado em junho de 2025, essa revisão foi baseada em uma avaliação ampla das necessidades reais de quem solicita entrada no país.
Segundo o ministro Agus Andrianto o objetivo visa facilitar a realização de atividades legítimas na Indonésia, garantindo que os processos acompanhem o ritmo do mundo atual.
Novas Categorias e Vistos Simplificados
As mudanças facilitam a entrada de imigrantes no país e a alteração mais marcante é a criação do visto C7C que é voltado para atividades artísticas, culturais e demonstrações profissionais, como shows de mágica, fan meetings e apresentações culinárias de chefs convidados.
Outro ponto importante é que com ovo índice A1 o turistas, aqueles que estão em viagens de negócios ou buscam tratamentos médicos, podem entrar e ficar no país por até 30 dias sem necessidade de ligar com categorias separadas.
Para quem entra via Visa on Arrival, a novidade é o visto B1 válido pelas mesmas finalidades e com possibilidade de uma extensão adicional. Pensando no desenvolvimento da nova capital, Ibu Kota Nusantara (IKN), surgiram duas categorias específicas para investidores.
O E28F foi criado para quem pretende investir diretamente no projeto da nova capital, enquanto o E28G atende representantes de empresas estrangeiras que precisam atuar oficialmente em filiais no país.
Leia +: 7 países que permitem converter o visto de visita em visto de trabalho
Trabalhar na Indonésia se tornou mais acessível
O governo também simplificou os vistos de trabalho, antes das mudanças existiam 31 categorias e agora são apenas seis. O principal destaque é o visto E23, que reúne todas as permissões para trabalhadores estrangeiros com patrocínio corporativo e essa é uma unificação que substitui 20 índices diferentes.
Já aqueles que trabalham por meio de instituições ou organizações não corporativas, foram criadas duas novas opções, sendo a E23U e a E23V que oferecem mais flexibilidade e clareza nos processos.
De acordo com a Imigração da Indonésia, a meta é facilitar a entrada de talentos qualificados e reduzir a burocracia tanto para profissionais quanto para empresas que desejam contratar especialistas estrangeiros.
Essas mudanças são importantes e posicionam a Indonésia como um país mais aberto, competitivo e preparado para atrair turismo, investimentos e profissionais internacionais.






















