Por meio do ensino remoto milhares de pessoas já conseguiram obter um diploma. Segundo dados do Censo da Educação Superior 2024 do INEP, 50,7% dos estudantes matriculados em cursos de graduação são na modalidade EAD o que representa mais da metade dos universitários brasileiros.
No entanto, não é só no Brasil que a educação a distancia está ganhando força, o relatório do Tank Third Way, aponto que em 12 anos o crescimento de estudantes matriculados em faculdades online subiu de 3,9% para 23,4%.
Por meio da graduação online também é possível conseguir um diploma em uma faculdade no exterior. Quando falamos em graduações no exterior muitas pessoas sonham com os Estados Unidos, afinal o país possui algumas das faculdades mais conceituadas do mundo.
Graças a modalidade EAD é possível obter um diploma em uma universidade americana estudando da sua casa, inclusive como o ensino remoto tem se tornado cada vez mais popular, algumas faculdades americanas estão oferecendo graduação online e inclusive aceitam estrangeiros em seus programas.
Sendo assim, se seu sonho é obter o prestigiado diploma em uma faculdade americana, saiba quais são as universidades que permitem você fazer isso sem sair de casa através da modalidade EAD.
Quais são os requisitos para estrangeiros?
Para conseguir realizar o sonho de estudar em uma faculdade americana, mesmo na modalidade EAD alguns requisitos vão ser solicitados e precisam ser atendidos, como a proficiência em inglês que será avaliada por meio de um teste de idioma.
Cada universidade decide por conta própria quais provas de inglês aceita e qual será a nota mínima exigida. Aqueles que já se formaram em uma faculdade em um país onde o ensino é em inglês, pode não ser exigida a prova de proficiência no idioma. Se será sua primeira graduação entre os testes mais comuns estão:
- American College Testing (ACT)
- Duolingo English Proficiency Test
- EIKEN Test in Practical English Proficiency
- International English Language Testing System (IELTS)
- Pearson PTE
- Scholastic Aptitude Test (SAT)
- Test of English as a Foreign Language (TOEFL)
- Test of Written English (TWE)
Além do teste de inglês, a universidade vai pedir seus históricos escolares e em alguns casos, eles vão passar por uma análise para conferir se as matérias que você cursou equivalem às dos Estados Unidos.
Leia +: 6 países mais baratos do mundo para estudar no exterior
Faculdades para estrangeiro se formar a distancia nos EUA
Vamos te apresentar as faculdades americanas que aceitam estrangeiros tanto em seus cursos de graduação quanto pós-graduação no modelo EAD.
Um adendo importante é que mesmo que o ensino aconteça na modalidade EAD o estudante terá acesso ao mesmo conteúdo e o corpo docente que estão disponíveis na modalidade presencial.
8. Dartmouth College
Conhecida simplesmente como Dartmouth, a instituição foi uma das pioneiras nos Estados Unidos na criação de escolas profissionais, como medicina e engenharia. Seu programa online de engenharia mantém o mesmo padrão acadêmico que tornou a universidade uma das mais bem avaliadas do país.
O mestrado em Engenharia da Computação, por exemplo, prepara o aluno para áreas como inteligência artificial e realidade virtual, com disciplinas que envolvem matemática, linguagens de programação e fundamentos de circuitos analógicos.
7. University of Illinois
Parte do sistema University of Illinois, a unidade de Urbana-Champaign é uma universidade pública reconhecida pelo forte foco em pesquisa, além dos cursos presenciais, oferece diversas graduações, pós-graduações e certificados no formato online.
Um exemplo é o mestrado em Contabilidade, oferecido pela Gies College of Business, que trabalha intensamente habilidades analíticas e mineração de dados, competências cada vez mais valorizadas no mercado.
6. Illinois Institute of Technology
Conhecida Illinois Tech, é uma universidade privada localizada em Chicago, conhecida por sua tradição em inovação e pesquisa aplicada, essa abordagem também se reflete nos cursos online disponíveis.
Entre eles está o bacharelado em Tecnologia da Informação, voltado para aplicações práticas da área. Para quem já possui graduação, o mestrado em Tecnologia da Informação aprofunda conhecimentos em gestão e tendências atuais do setor.
5. Louisiana State University
Com campus em Baton Rouge, a Louisiana State University se diferencia por reunir cursos de odontologia, medicina, veterinária, direito e administração em uma mesma instituição. A universidade conta com mais de 150 programas online, incluindo o Mestrado em Análise de Dados.
Nesse curso, o aluno aprende a usar métodos orientados por dados para otimizar processos, apoiar decisões estratégicas e resolver problemas semelhantes aos enfrentados no ambiente profissional.
4. University of Maryland Global Campus
Criada em 1947 a University of Maryland Global Campus expandiu sua atuação e hoje oferece mais de 135 cursos online em áreas como tecnologia, negócios e ciência de dados e um diferencial é o acesso vitalício a serviços de carreira e networking após a conclusão do curso.
Para quem se interessa por segurança digital, o bacharelado em Tecnologia em Cibersegurança prepara o estudante para proteger sistemas e informações, além de auxiliar na obtenção de certificações do setor.
3. University of Pennsylvania
Localizada na Filadélfia, a University of Pennsylvania é uma das universidades privadas mais tradicionais dos Estados Unidos e possui forte reputação em pesquisa, além das áreas clássicas de artes e ciências, a instituição oferece programas online em educação, serviço social e engenharia.
O mestrado em Computação e Tecnologia da Informação da Penn Engineering conecta estudantes de vários países e cobre fundamentos essenciais da computação, como algoritmos, desenvolvimento de software, estruturas de dados e aprendizado profundo.
2. Ball State University
A universidade se destaca entre as instituições com ensino online para estudantes internacionais, ela fica localizada em Muncie, no estado de Indiana, ela oferece cursos de nível associado, bacharelado e mestrado.
Os cursos são disponíveis em diversas áreas, como tecnologia da informação, administração e design de interiores. Um dos destaques é o Mestrado em Ciência da Computação, que aborda programação, estruturas de dados, aprendizado de máquina, análise de dados, engenharia de software e segurança digital.
1. University of California, Berkeley
Situada próxima ao principal polo tecnológico dos Estados Unidos, a UC Berkeley abriga uma das faculdades de engenharia mais respeitadas do país e através do Global Studies Institute, estudantes de diferentes partes do mundo podem acessar cursos e professores de alto nível.
A instituição oferece o Master of Advanced Study in Engineering, com quatro áreas interdisciplinares que permitem personalizar a formação, incluindo manufatura avançada, sistemas eletrônicos, infraestrutura e meio ambiente, além de robótica e controle.




















